Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
odonto macedo
odonto macedo

Café & Literatura

Café com Letras

Uma cafeteria, livros, escritos autorais e um grupo de jovens amantes da literatura — enfim, este é o cenário perfeito.

Michelle Azambuja Kaiser
Por Michelle Azambuja Kaiser
Café com Letras
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma cafeteria, livros, escritos autorais e um grupo de jovens amantes da literatura — enfim, este é o cenário perfeito. E não se trata de ficção, mas sim de um grupo de jovens guaibenses que se reuniu por mais de oito anos para falar sobre literatura. O projeto surgiu em 2015 e contou com aproximadamente 40 encontros em sete diferentes pontos de nossa cidade, entre eles o Clown Café e o espaço do Sol Nascente. Sob a coordenação do psicólogo e escritor Thomas Lima, idealizador e organizador desses encontros literários, foram permitidas a leitura de obras, bate-papos com autores e também acirrados debates literários.


Além de disseminar a paixão pela literatura, o grupo formou leitores e amantes da literatura. Deste grupo saíram jovens escritores e promotores culturais. Em cada encontro, era publicada uma revista com poemas autorais dos jovens, com distribuição gratuita do impresso “Café com Letras”, além das publicações na página do projeto. Atualmente, a organizadora é Samira Zambelli, Educadora Física, poeta nas horas vagas, participante de duas coletâneas de poesias (“Entre Amarras & Nós”, 2018, e “Textos Inquietos Demais para uma Gaveta”, 2023), e de um eBook (“À Espera do Sol”, 2024).


“Percebemos nesse meio tempo que muitas pessoas que escrevem não divulgam o seu trabalho, seja por falta de espaço ou até mesmo por vergonha”, diz Samira. De acordo com os organizadores, o projeto incentiva os jovens escritores e os encoraja a compartilhar seus trabalhos e/ou declamar em público. Os encontros são gratuitos e acontecem mensalmente em cafés da cidade. Por muito tempo, ocorreram no Clown Café, na Sol Nascente, no Dharma Coletivo e na Cheirin Bão, todos localizados em Guaíba. Assim, os participantes são convidados a levar poemas, textos ou livros de quaisquer autores para declamar, ler trechos ou apenas conversar sobre as obras.

Leia Também:


Gostou da iniciativa? Então tire seu texto da gaveta e te esperamos na próxima edição do Café com Letras.

E não se esqueça de seguir esses jovens escritores nas redes sociais.
#porumaGuaíbaquelê
Até a próxima leitura,
Michelle Azambuja Kaiser.

  

Comentários:
Michelle Azambuja Kaiser

Publicado por:

Michelle Azambuja Kaiser

Michelle Azambuja nasceu em Porto Alegre, é professora da rede municipal e estadual, atua no município de Guaíba, formada em Letras, com especialização em Supervisão Escolar, Gestão de Instituições de Ensino e em Literatura Brasileira pela...

Saiba Mais

Fale com a Redação!