Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Cultura

Guaibense realiza oficina de Cinema na UFRGS

Jonatas Rubert recebeu recentemente Kikito em Gramado

Jornal Nova Folha Regional
Por Jornal Nova Folha Regional
Guaibense realiza oficina de Cinema na UFRGS
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estão abertas, até dia 1º de outubro, as inscrições para a oficina "Cinema, Educação e Direitos Humanos", prevista para os dias 3 e 4 de outubro, no horário das 13h às 17h, na Sala Abacateiro do Centro Cultural da UFRGS. A atividade, que integra a programação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, tem como produtora local Miriam de Souza Rossini, professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico/UFRGS), e como oficineiro o roteirista e diretor Jonas Rubert.

Voltada para educadores do ensino básico e do superior, trabalhadores da área de saúde mental, profissionais de coletivos artísticos e culturais, e interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos, a oficina foi idealizada como um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Os participantes que completarem a carga horária receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), reforçando a qualificação profissional para o uso do cinema em práticas educacionais e de direitos humanos.

A metodologia utilizada segue a Pedagogia do Dispositivo, que envolve o uso de exercícios criativos que estimulam a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Leia Também:

Ao final da oficina, os participantes terão adquirido ferramentas práticas para aplicar o cinema como um recurso educacional em suas instituições; ampliar a capacidade de observação crítica e sensível da realidade social e cultural; e reproduzir as metodologias experimentadas nos seus contextos de trabalho, ajudando a replicar o conhecimento em diferentes comunidades.

Além da oficina, os participantes são convidados a replicar a metodologia do projeto "Inventar com a diferença" em seus contextos sociais. Para isso, as ações no campo da educação terão uma etapa de replicação que ocorrerá até o fim de outubro e que tem como objetivo incluir e espalhar esse conhecimento para os mais diversos públicos. Os oficineiros acompanharão aqueles que desejarem essa replicação do método nos seus respectivos campos profissionais, momento em que haverá a oportunidade de testemunhar esses desdobramentos em diferentes contextos.

Para se inscrever, basta preencher o formulário até o dia 1º de outubro. E para mais informações, acesse: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/.

Dúvidas devem ser encaminhadas pelo e-mail: mostracinemaedireitoshumanosrs@gmail.com

 

Sobre o oficineiro

Mestrando em Antropologia Social pela UFRGS e bacharel em Realização Audiovisual pela Unisinos, Jonas Rubert é um dos criadores do POADOC, primeiro festival de documentários de Porto Alegre e professor nas oficinas do projeto Cidade Cinematográfica. Atua há 15 anos como educador, curador, montador, diretor e roteirista. Montou séries como “Dragon” (GloboPlay), “Grandes cenas” (Canal Curta!), “Sementes de amanhã” (Canal Futura) e longas-metragens como “Portuñol” (melhor longa gaúcho no Festival de Gramado 2020), “Vai dar nada” (Paramount Plus), “Memórias de um esclerosado” (prêmio de montagem no Festival de Gramado 2024) e “Virgínia e Adelaide” (filme de fechamento do Festival de Gramado 2024). Como diretor, destacam-se os curtas “A diferença entre mongóis e mongolóides” (melhor direção, roteiro e direção de arte na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022), e “Desejo” (International Vampire Film Festival 2015). Atualmente dedica-se, como roteirista e diretor, ao longa “Uma em mil”, com estreia em 2024.

Comentários:
Jornal Nova Folha Regional

Publicado por:

Jornal Nova Folha Regional

Há 35 anos a sua região em um só lugar.

Saiba Mais

Fale com a Redação!