Sem subsídios ônibus sobem 14,21% a partir deste sábado, 1 de fevereiro. Desde a pandemia de Covid-19, o transporte público comum da Região Metropolitana de Porto Alegre vem sofrendo impactos, potencializados, em 2024, pela maior enchente da história do Estado. Esse cenário fez despencar a demanda pelo transporte público, exigindo aportes financeiros que somam R$ 157,3 milhões somente do governo do Estado para cobrir o déficit tarifário. O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Francisco Horbe, explica que o Estado tem adotado medidas para minimizar os efeitos da crise.
“Durante a pandemia, o Estado aportou recursos e limitou os reajustes para não sobrecarregar as famílias de baixa renda. Contudo, a demanda não se recuperou totalmente e, somado às recentes cheias, o déficit tarifário acumulado exigiu novos aportes, como os R$ 26 milhões repassados ao Sistema Estadual de Transporte Metropolitano no final de 2024”, disse Horbe. Antes disso, em 2022, foi realizado um aporte de R$ 88,5 milhões do governo estadual ao Sistema Estadual de Transporte Metropolitano (SETM), visando compensar os efeitos da pandemia. Em 2023, foram necessários aportes de recursos tanto estaduais quanto federais, totalizando R$ 42,8 milhões do governo do Estado do RS e R$ 38 milhões do governo federal, ainda em decorrência dos impactos da pandemia sobre a demanda e os custos. Após 13 meses sem aumento, a tarifa do transporte público comum da Região Metropolitana de Porto Alegre será reajustada em 14,21%.
A medida passa a valer a partir de 1º de fevereiro. “Sem o repasse de verbas federais para cobrir as gratuidades estabelecidas por lei, todos os recursos para subsidiar o sistema precisam ser retirados do caixa do governo estadual. Dessa forma, para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da operação do transporte intermunicipal de passageiros, torna-se necessário o reajuste tarifário de 14,21% em 2025, evitando a necessidade de novos aportes financeiros ainda maiores”, reforçou Horbe.
Esse restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro citado pelo superintendente da Metroplan vai valer daqui para frente, pois os R$ 157,3 milhões de aporte financeiro injetados somente pelo governo do Estado desde a pandemia foram suportados pelos cofres públicos.
NOVAS TARIFAS
POA - ELDORADO DO SUL / SANS SOUCI COMUM.........................R$ 7.50
POA - SANTA RITA / COHAB / IPE COMUM ........................R$ 9.50
GUAIBA - ELDORADO DO SUL (BR-116) COMUM..................... .R$ 8,15
POA - FLORIDA (BR-116) EXECUTIVO ............R$ 17.65
GUAIBA - ELDORADO DO SUL (SANS SOUCI) COMUM....................R$ 6.35
GUAÍBA - BOM RETIRO COMUM ................R$7.65
POA - SANTA RITA (BR-116) EXECUTIVO .......... ...R$ 14.60
POA - FLORIDA / P. FUNDO (ESTRADA DO CONDE) COMUM.. .........R$ 11.65
POA - COLINA COMUM ........ ...................R$ 11.65
TRONCAL FÁTIMA (ESTRADA DO CONDE) COMUM.. ........R$ 10.00
POA - FÁTIMA (ESTRADA DO CONDE) EXECUTIVO .....................R$14.40
TRONCAL FÁTIMA (VIA BR-116) COMUM...... ......R$ 10.00
POA - FÁTIMA (VIA BR-116) EXECUTIVO.....R$14.40
TM5 - GUAÍBA - ALVORADA....................................................................R$ 8.10
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