O 22º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba/Mostra de Curtas e Longa Metragens Nacionais e Internacionais(Cinestudantil) segue com inscrições abertas até o dia 2 de setembro. O evento acontece desde 2002. Guaíba, cidade Berço da Revolução Farroupilha, se consolida como a cidade Berço de Novos Cineastas.
O festival entrega anualmente o troféu Gomezito ou certificados filmes nas categorias de propagada, documentário e ficção, além de animações e produções de temática livre de escolas e de curtas e longas de profissionais .
O Cinestudantil recebe anualmente em média dois mil curtas e longas de mais de 100 países.
A proposta do festival é além da produção de curtas nas escolas, debate do uso das novas tecnologias nas escolas. Desde a primeira edição ocorrem formações voltadas a professores através do Seminário Mídia e Educação. O festival já recebeu educadores e cineastas como Osvaldo Biz, Roberto Ramos, Antonio Textor, Ivo Czamanksi, Jorge Furtado, Ana Maria Azevedo, Otto Guerra, Paulo Nascimento, Tabajara Ruas, entre outros.
O festival recebeu o Prêmio Novas Façanhas do Governo do Rs e entregue pelo Festival de Cinema de Gramado em 2022. Nestes mais de 20 anos, o festival foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Guaíba e foi tema de livro organizado pelo professor Josias Pereira da Silva, da Universidade Federal de Pelotas/Rs.
O trabalho desenvolvido na escola Gomes Jardim mereceu destaque na Globo em 2015, no quadro Meu Professor é o Cara, que valorizou diferentes projetos de professores no Brasil em diferentes áreas. O evento surgiu nas aulas de artes e filosofia do professor Valmir Michelon, no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim. O evento tem o apoio da CMPC, 12ª CRe e Prefeitura de Guaíba.
Como fazer a inscrição:
1-Pelo link https:/ /docs.google.com/forms/d/
2- https://filmfreeway.com/
Maiores informações cinestudantilguaiba@gmail.com ou 051996167059(whats).
Comentários: