Marcando as comemorações do Dia do Estudante, na terça-feira, 11 de agosto, foram abertas as inscrições para o 24º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba – Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longas-Metragens.
As inscrições podem ser realizadas até 20 de setembro, por meio da plataforma FilmFreeway/cinestudantilguaiba
O festival será realizado de 20 a 28 de novembro de 2026, integrando as comemorações do Centenário de Guaíba.
Nesta edição, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Guaíba, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico, do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, instituição que criou o festival em 2002, e da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Considerado um dos festivais pioneiros do cinema estudantil no Brasil, o evento tem recebido, nos últimos anos, mais de 2 mil inscrições, com produções de mais de 100 países, além de diversos estados brasileiros. Podem participar produções de escolas de todo o Brasil e do exterior, além de curtas e longas-metragens profissionais que estejam de acordo com a proposta do festival.
Entre as categorias estudantis estão Propaganda Educativa, Documentário, Curta de Ficção e Livre. A programação também contará com a Mostra do Centenário de Guaíba, destinada a filmes que abordem a história e a identidade do município.
Lançamento
O lançamento das inscrições reuniu integrantes da comissão organizadora da 24ª edição, formada pelo Instituto Gomes Jardim, 12ª CRE e Prefeitura de Guaíba, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
Participaram do encontro a diretora da escola, Viviane Lopes; a coordenadora da 12ª CRE, Claudete Oliveira; o secretário de Cultura, Isaque Conceição; o secretário adjunto de Educação, Talisson Longaray Leal ; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alisson da Luz, que também representou a prefeita Claudinha Jardim.
Durante o lançamento, os representantes destacaram a importância do festival para o protagonismo juvenil e ressaltaram a capacidade de resistência do evento, que chega à 24ª edição após atravessar desafios como a pandemia e os desastres climáticos que atingiram a região.
Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta das estudantes Maria Luiza Dorneles luz e Maria Vitória Colares dos Reis, alunas do quinto ano, que conduziram a apresentação e surpreenderam o público ao interpretar a música ‘Coração de Estudante’, de Milton Nascimento.
Outro destaque foi a apresentação da nova música-tema do festival,criada pelo músico Elson Lemos que recebeu adaptações e foi interpretada pela cantora Marlise Rosler.
Ao longo de suas 24 edições, o festival consolidou Guaíba como um importante espaço de formação audiovisual e protagonismo juvenil. Conhecida como Berço da Revolução Farroupilha, a cidade também vem se destacando como berço de novos cineastas.
Um dos exemplos é a trajetória dos irmãos Rubert, que conquistaram, no ano passado, três Kikitos no Festival de Gramado com o longa-metragem Uma em Mil, além de premiações no Festival do Rio e em Portugal. A produção, que também esteve entre os destaques do festival estudantil, reforça a importância de iniciativas voltadas à formação e ao incentivo de novos talentos do cinema. Tiago Rubert, diretor do filme, marcou prença no evento, onde foi aluno junto com seu irmão Jonatas.
Comentários: