Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
odonto macedo
odonto macedo

Outro Olhar

Coincidências

Minha vida e São Francisco de Assis

Valmir Michelon
Por Valmir Michelon
Coincidências
Valmir Michelon
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Desde que ingressei no Seminário dos Freis Capuchinhos, no final dos anos 70, ainda criança, cursando a sexta série na atual cidade de Ipê, na serra gaúcha, muito ouvi falar sobre São Francisco de Assis, o santo protetor da natureza e dos animais. Além das aulas normais, estudávamos muito sobre seu legado. “Nasceu para o mundo um sol”  escreveu o poeta italiano Dante Alighieri falando sobre o nascimento de Francisco, no final de 1181 ou início de 1182, em Assis. 
O Dia de São Francisco de Assis é comemorado anualmente em 4 de outubro. Ele é conhecido também como o santo dos pobres. A história de São Francisco é fascinante: ele nasceu na cidade de Assis, na Itália. Inicialmente, ele desfrutou de riquezas e vaidade, mas após um sonho transformador, abandonou toda a vida de luxo para seguir uma vida de pobreza e humildade. São Francisco fundou a Ordem Franciscana e é lembrado por sua profunda conexão com a natureza e sua devoção a Deus.
Algumas coincidências  em relação a São Francisco no  maio, mês também do meu aniversário. Lembrei de Francisco, nome escolhido também  pelo atual Papa , durante a enchente de maio. Caminhando e fotografando um dos dias da enchente histórica,  encontrei um boneco de pano boiado no Guaíba, há alguns metros da estátua de José Claudio Machado. Entrei na água com as botas e  logo identifiquei que se tratava  de São Francisco de Assis. 
Na enchente de maio, vivenciamos o drama de milhares de famílias que perderam tudo, mas que não perderam a esperança estão em recomeçando projetos e sonhos.  São Francisco é exemplo de recomeço de projetos, de vida . A lei municipal de Guaíba número 1000 de 1990 criou o Dia do Cipreste foi assinada pelo prefeito Solon Tavares. A data escolhida foi 4 de outubro,  dia de São Francisco de Assis. 
Anualmente, diz a lei que a prefeitura  promoverá atividades que visem a conscientização da comunidade sobre a Árvore Símbolo e os cuidados de preservação de que é merecedora. Temos nas duas últimas décadas promovido através da escola Gomes Jardim e   prefeitura um abraço símbolo a árvore símbolo, buscando  junto ao Sítio Histórico pedir  boas energias e união de todos para superar todas as adversidades que surjam na cidade. 
Devemos muitas vezes nos inspirar em São Francisco, o santo da paz, da ecologia,  protetor dos animais e dos pobres para encarar os desafios da vida.
Paz e Bem.

Comentários:
Valmir Michelon

Publicado por:

Valmir Michelon

Professor de Filosofia, Jornalista e Fotógrafo.

Saiba Mais

Fale com a Redação!