Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Domingo, 19 de Abril de 2026

Educação

Novo coordenador da CRE destaca principais prioridades na sua gestão

Filipe Nunes reforça a reforma em escolas e gestão compartilhada

Valmir Michelon
Por Valmir Michelon
Novo coordenador da CRE  destaca principais prioridades na sua gestão
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Aos 42 anos, o professor José Filipe de Quadros Nunes,  natural de Guaíba, morador no bairro Bom Fim(loteamento Columbia  City)  assume um dos principais desafios da sua carreira, o de coordenar a 12a Coordenadoria Regional de Educação que atende   86 escolas em  19 cidades da Região com 29 mil estudantes  e três mil servidores.
         Na segunda-feira, 20, recebeu em seu gabinete, a reportagem da Nova Folha Regional, apontando as  suas principais prioridades, seguindo as orientações da Secretaria de Educação e o governo Estadual.
         
          Filipe Nunes começou cedo a trabalhar  ajudando na  Feira de Guaíba durante 10 anos, percorrendo diversos bairros da cidade, vendendo verduras e frutas. Fez o ensino fundamental na Escola Teotônio Brandão Vilela, no bairro Bom Fim e o ensino médio fez no Instituto Moura e Cunha, onde despertou a vocação na educação tendo  como motivação o trabalho dos   professores Renato da disciplina de matemática e do professor e jornalista Valdir do Carmo, em língua portuguesa. Isso o levou  a iniciar o curso Normal Aproveitamento de Estudas(NAE)no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim em 2005.   No meio do curso, como sugestão da diretora Nara Moraes inscreveu-se no Programa Universidade para Todos, o Prouni,  programa do Ministério da Educação (MEC) que oferecia  bolsas de estudos em instituições privadas de ensino em todo o Brasil . Conseguiu  bolsa para fazer o curso de licenciatura  em matemática, na Ulbra Guaíba, onde formou-se. Em 2010, iniciou a lecionar na escola Moura e Cunha e em seguida  Martinho Lutero  e em escolas de Mariana Pimentel e Tapes. Realizou a segundo curso na Ulbra, Pedagogia e mais tarde foi convidado a ser o como coordenador do Curso de Pedagogia da mesma universidade.
            No período de 2010 a 2019, realizou outros cursos de extensão e pós- graduação, dos quais destaca as especializações lato sensu em Metodologia Matemática, Supervisão Escolar, e Docência do Ensino Superior.  “Esses cursos foram feitos em razão da necessidade de aprimorar-me em algumas situações decorrentes das funções escolares. Porém, uma vontade ainda existia: estudar a questão da inclusão escolar. Por isso, em 2018 realizei a prova de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) para cursar o Mestrado e desenvolver pesquisa voltada à Educação Inclusiva”, destacou.  Desde 2021 atuava no setor pedagógico na 12a CRE e em 2022 foi convidado a ser diretor da Ulbra Guaíba, cargo que ocupou até o ano passado, quando passou por  processo de seleção para ser coordenador da CRE.

O novo coordenador da 12a CRE  Filipe Nunes pretende atuar tecnicamente  e  humanamente nas escolas. “Quero estar perto das escolas não apenas vendo as necessidades mas ajudar na implementação de projetos”, disse. Focando na Gestão Compartilhada pretende estar junto e criar laços com equipes diretivas para que possam atuar com tranquila, respeitando as peculiaridade cada instituição de ensino. Buscará ainda na sua gestão ampliar os cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos nas escolas da Região. Pretende dar outra dimensão na inclusão dentro das escolas,  aplicando metodologias  de inserção dentro das escolas, bem como promover a cultura da paz, entre outras ações.
Nunes ressaltou que em 2025,  100% das escolas estaduais serão reformadas. Duas empresas foram contratadas pelo Governo do Estado e estarão conversando com os diretores para ver  as necessidades de cada escola. A escola Otero Paiva Guimarães a as atingidas pela enchente de maio do ano passado são as prioridades no primeiro momento. 
Pretende ainda integrar as ações com as redes municipais de ensino e desenvolver ações junto aos cinco Institutos de Educação na Região.  “Estarei com o gabinete aberto para ouvir sempre comunidade em geral”, ressaltou o novo coordenador.
Filipe Nunes substitui a  professora Claude Oliveira que passou a ser a nova secretária de Educação, de Eldorado do Sul.  

EQUIPE

Leia Também:

 Coordenador: José Filipe de Quadros Nunes
Coordenadora Adjunta: Miranda Naibert
Chefia do  DGP (Divisão de Gestão de Pessoas): Inês Focking
Chefia Administrativa: César Dinis
Chefia do Pedagógico: Anajara Sampaio
Núcleo de Gestão Educacional: Viviane Gertge

Núcleo De Assessoria Técnica da CRE: 
Chefe de Gabinete: César Feijó
Assessora de Comunicação: Emanuelle Lessa Acosta
Setor Jurídico: Dirlene Laux
Integridade e Controle: Miriam Ericksson Leao

 

Comentários:
Valmir Michelon

Publicado por:

Valmir Michelon

Professor de Filosofia, Jornalista e Fotógrafo.

Saiba Mais

Fale com a Redação!