Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Domingo, 03 de Novembro de 2024

Minha Cidade

De Guaíba para o Mundo

Compositor e acordeonista Roger Corrêa lança álbum Latino Ibérico e inicia turnê na Europa

Jornal Nova Folha Regional
Por Jornal Nova Folha Regional
De Guaíba para o Mundo
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O acordeonista  guaibense e gaúcho Roger Corrêa   inicia turnê pela Europa na próxima semana realizando nove shows em três países. O artista lançou neste mês nas plataformas digitais o álbum Latino Ibérico  no qual desenvolve sotaques próprios em estilos como milonga, chamamé, chacarera, candombe, tango, salsa e choro, a partir da experimentação com a estética universal do jazz. Este novo trabalho autoral será levado em nove shows divididos na  Itália, Espanha e Alemanha. Entre as músicas no álbum está a  composição  ‘Guaíba’ que foi presentada em 2023 como single. A música  que abre o álbum é uma homenagem à sua cidade natal. Reconhecido por sua habilidade e expressiva em diversos estilos musicais, Roger Corrêa aprofunda nesse álbum “a valorizando da composição, dos fundamentos do improviso e a inovação na pesquisa de novos estilos e fusões de gêneros”.
Ao lado do acordeonista, estão os músicos Tiê Pereira (baixo), Daniel Grajew (piano) e Rodrigo Porciuncula (bateria). 
Com Sul em Aquarela (2022), seu primeiro álbum, Roger Corrêa foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música como melhor compositor. Inspirado pelas raízes da cultura brasileira e latino-americana, resultado da união de povos originários, escravizados e ibéricos, Roger Corrêa criou oito canções que, na sua definição, “têm em sua motivação estabelecer uma conexão profunda entre os diversos elementos culturais, experimentando novas possibilidades musicais”. 
 Latino Ibérico também destaca o protagonismo de um instrumento incomum em formações desse tipo (piano, baixo, bateria). A gaita-ponto (acordeão diatônico de botões ao invés de teclas) sempre esteve mais associada às tradições e ao ambiente agrário, enquanto o acordeão de teclas foi mais facilmente incorporado ao cenário urbano e ao ensino formal nos conservatórios. 

Aluno da escola Gomes Jardim com a professora Adriana

Leia Também:


Roger Corrêa  nasceu no hospital Livramento em 1998 e fez o ensino fundamental no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim e ensino médio na Escola Augusto Meyer. Filho de músicos,    iniciou seus estudos de acordeão aos seis anos de idade e aos 13 participou do projeto  Fábrica de Gaiteiros, liderado por Renato Borghetti, tendo como professora Fofa Nobre. 
Seu trabalho autoral já foi apresentado em vários países, incluindo Espanha, Marrocos, Itália, Áustria e Alemanha. Participou ainda do lançamento do projeto Brasil na Gaita Ponto, em formação de trio, além de colaborar com renomados músicos instrumentais, como Yamandu Costa, Renato Borghetti, Javier Colina e Alegre Corrêa, entre outros. Entre os shows que marcaram sua vida, destaca o Instrumental Sesc Brasil , em São Paulo. Desde os 19 anos mora em Santa Catarina, onde busca novas possibilidades na música brasileira.

ROTEIRO NA EUROPA  
30/07: - Maratea Jazz Festival (Itália) 
02/08: Café Berlin - Madrid (Espanha) 
09/08: Jazzkeller - Frankfurt (Alemanha) 
12/08:  Stuttgart (Alemanha) 
14/08: Mole Vanvitelliana - Ancona (Itália) 
18/08:  Festival - Urbania (Itália) 
19/08: Hobos Live (Itália) 
23/08: Meidinerz Jazz em Gijón (Espanha) 
24/08: Meidinerz Jazz em Gijón (Espanha)

Comentários:
Jornal Nova Folha Regional

Publicado por:

Jornal Nova Folha Regional

Há 35 anos a sua região em um só lugar.

Saiba Mais

Fale com a Redação!