Em solidariedade às vítimas da calamidade pública, a CMPC realizou uma série de medidas para auxiliar as pessoas impactadas pelas enchentes no RS. As ações fazem parte do programa Fibra do Bem, uma iniciativa criada para apoiar os municípios onde a companhia tem operações. Ao todo, foram destinados R$ 30 milhões para medidas de resgate, reconstrução e doações, entre outras.
O Fibra do Bem dividiu-se em duas etapas. No primeiro momento, o programa estava concentrado em oferecer auxílio ao resgate de pessoas e animais com a utilização de caminhões, retroescavadeiras e um helicóptero para operar em diversos municípios da região metropolitana. A ação também disponibilizou o terminal portuário privado da companhia, localizado na unidade industrial de Guaíba, para o envio de oxigênio para hospitais e transporte de mantimentos para serviços públicos, além de um gerador de energia elétrica para abastecimento de água potável em Guaíba.
Ainda por meio do Fibra do Bem, a CMPC organizou um grupo de voluntariado formado por 200 pessoas da comunidade e 200 colaboradores da companhia, que realizaram mais de 50 ações, que incluíram limpeza de residências, ruas e abrigos de animas, recreação para crianças, logística de mantimentos e donativos, entre outras atividades durante os meses de maio e junho. Ao todo, foram 840 horas dedicadas a ajudar quem mais precisava.
Desde o início de maio, a CMPC doou, em parceria com a Softys e BASF, 100 mil pacotes com itens de higiene e limpeza, como fraldas infantis e geriátricas, papel higiênico, absorventes e papel toalha. A empresa também foi responsável por abastecer a delegacia de polícia de Guaíba com 30 mil folhas de papel, além de destinar 5 mil cestas básicas para oito municípios onde mantém operações e 25 mil cadernos para estudantes da rede pública. A companhia ainda ofereceu mil kits de EPI’s para colaboradores realizarem a limpeza de suas residências (incluindo botas, luvas e máscaras), além de entregar 1 mil colchões para abrigos e mais de 1.500 galões de água potável.
Passado o período inicial, a CMPC colocou em prática a segunda fase do Fibra do Bem. A companhia antecipou pagamento para fornecedores e tem apoiado o processo de reconstrução de estradas com previsão de investimento total de R$ 16,9 milhões para revitalização de rodovias que levam a municípios das regiões de Guaíba, Eldorado do Sul, Pinheiro Machado, Bagé, Santa Margarida, São Francisco de Assis, Pântano Grande, Sertão Santana, Mariana Pimentel e Cristal.
“É uma grande satisfação ver o que fizemos até aqui e o que ainda pretendemos fazer para auxiliar as pessoas atingidas pelas enchentes, além de contribuir com o Rio Grande do Sul em seu processo de reconstrução”, afirma Jailson Aquino, diretor de Operações da CMPC. “Entendemos nosso papel como companhia gaúcha de coração e que se colocou, desde o princípio, à disposição para contribuir com iniciativas que de fato impactam na vida das pessoas e buscam mitigar o sofrimento da população”, completa.
Ao longo de todo o período, a companhia desenvolveu a campanha “1+2”, que consiste em uma iniciativa global do Grupo CMPC, por meio do qual a empresa incentiva colaboradores que não foram afetados pelas enchentes a contribuir com doações. Para cada real arrecadado, a companhia se compromete a doar mais dois. A ação arrecadou mais de R$ 1 milhão. Para mais informações sobre ações da CMPC no auxílio às vítimas das enchentes no RS, acesse o site ou o Instagram em @cmpc_brasil.
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