top of page

Recortes Cotidianos

Os presentes de Natal


Natália Carvalho*

@nnaticarvalho

Final de semana de Natal! Momento mais mágico do ano, principalmente quando somos crianças. Lembro com detalhes da ansiedade que eu sentia semanas antes de chegar aquela noite. A imaginação levava longe, imaginando que o Papai Noel já estaria se organizando, enchendo o trenó de presentes para distribuir. Olhava para o céu tentando avistar um brilhante trenó com renas ao longe.
As luzinhas piscando enchiam o coração de empolgação. As casas, os shoppings e cidades decoradas. Como era lindo e grandioso tudo aquilo! A família que se preparava para a ceia, a árvore colorida que aguardava pelos presentes que, misteriosamente, apareciam ali na noite da véspera de Natal. Como o Papai Noel conseguia entrar ali tão rápido, de maneira que ninguém conseguia ver? Assim pensava a pequena Natália e assim pensa a pequena Marina.
O Natal nos proporciona viver essa magia, essa mistura do real e do imaginário. Ali, a fantasia se materializa não diante dos nossos olhos, mas pertinho deles. A gente não vê o Papai Noel, mas sente o amor que existe naquela atmosfera da família. As crianças sentem o envolvimento dos adultos para fazer com que aquele momento seja especial e inesquecível para todos.
Natal é a data mais família, na minha opinião. Desde sempre. Réveillon me permito passar na praia, passar com amigos. Mas Natal não. Natal é o momento sagrado, onde agradecemos por estarmos todos juntos. É a celebração da vida, da união, da família. Podemos ter perrengues durante o ano, mas no Natal acreditamos que é tempo de renovar o amor das relações. Parar e ver que o que realmente importa, mais do que qualquer presente, são as pessoas que celebram o Natal com a gente.
Fartura na mesa, a graça que é podermos comprar lembrancinhas e termos espumante para fazer o brinde. Crianças sorrindo e encantadas com a data mágica. O Papai Noel que misteriosamente chega, deixa presentes e vai embora. Mas nós seguimos ali durante a noite e pelos próximos dias, sabendo que o que há de mais importante somos nós mesmos.
Que essa data possa ser para todos nós um momento de respiro. De esquecer um pouco os problemas, olhar para trás e agradecer por tudo o que conquistamos até aqui. De realmente comemorar o tanto de vida que há no núcleo familiar, que passou por tanto e continua sendo acolhedor. Aproveitem! Abracem, fiquem juntos, celebrem. Afinal, quem passa o Natal conosco é o nosso maior presente naquela noite.
* Publicitária, Mestre e Doutoranda

Posts recentes

Ver tudo

Recortes cotidianos

Vocês conhecem esses exemplares? Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho O avanço tecnológico permitiu que mais pessoas tenham acesso às redes sociais e a informações que estão dispo

Recortes Cotidianos

Que saibamos agradecer o básico Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Absolutamente difícil falar de qualquer assunto essa semana que não seja o temporal. Durante toda a vida, lemb

Recortes Cotidianos

Menos um ano, mais vida Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Costumo dizer que os ritos são essenciais na vida dos seres humanos. Eles são quebra de rotina, nos fazem parar para o

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page