top of page

Recortes Cotidianos

Menos um ano, mais vida

Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho

Costumo dizer que os ritos são essenciais na vida dos seres humanos. Eles são quebra de rotina, nos fazem parar para observar e ver o que realmente importa. Nos tiram daquela correria e nos fazem ver o que existe de especial e importante além dela.
Há quem diga que um novo ano é apenas mais um ano. Que os dias seguem e nada muda. Que se não fosse o calendário nos dizer isso, seguiríamos a vida da mesma forma. Verdade, até certo ponto. Acontece que o calendário nos mostra um novo ano e ainda bem! Assim podemos fazer uma pausa na rotina, avaliar a vida que levamos no ano que passou. Sentir o respiro um pouco mais longo depois da correria que fizemos para dar conta de tudo antes de o ano acabar.
A virada do ano no calendário nos permite pensar em resoluções que iremos propor a nós mesmos. O que queremos de diferente nos próximos 365 dias? E o melhor de tudo é que essas resoluções normalmente reforçam o compromisso não com alguém, mas com a gente mesmo: são desejos de frequentar mais a academia, se dedicar mais aos estudos, criar um hábito de leitura, fazer mais caminhadas ao ar livre, ter mais tempo para se dedicar à família, iniciar um novo curso sobre algo que gostamos e deixamos esquecido em algum cantinho dentro da gente.
Um novo ano sempre nos faz querer ser pessoas melhores. O descanso proporcionado pelo respiro de fim de ano faz vibrar em nós uma energia nova que é capaz até de resetar certas mágoas. Percebemos o quanto é bom vivermos de maneira mais leve. Óbvio que essa sensação não é proporcionada apenas pela virada do calendário, mas também pode ser através de um encontro com o mar ou com as pessoas que amamos durante as confraternizações que participamos nos últimos dias do ano.
Se conseguirmos uns diazinhos de férias, a habilidade de perceber como nossa vida é satisfatória aumenta. Reconectar com a natureza nos faz dar ainda mais valor a tudo que temos. Conseguimos perceber o privilégio que é ter nosso trabalho, nossos estudos, nossa família e amigos. Da mesma forma, a alegria que é poder desfrutar de férias que batalhamos tanto para ter.
Eu desejo a vocês que descansem. E aí depois, voltem renovados e valorizando a vida que levam. Se acharem que ela não está legal, que tenham força para mudar. Desejo que tenham perseverança e disciplina para conquistar as resoluções que fizeram nos últimos dias de 2023 e primeiros dias de 2024. Para que possamos chegar ao final de mais um ano agradecendo.
* Publicitária, Mestre e Doutoranda

Posts recentes

Ver tudo

Recortes cotidianos

Vocês conhecem esses exemplares? Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho O avanço tecnológico permitiu que mais pessoas tenham acesso às redes sociais e a informações que estão dispo

Recortes Cotidianos

Que saibamos agradecer o básico Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Absolutamente difícil falar de qualquer assunto essa semana que não seja o temporal. Durante toda a vida, lemb

Recortes Cotidianos

2023, 2024 e um monte de coisinhas... Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Mais um final de ano e, provavelmente, todos nós chegamos exaustos até aqui. Da mesma forma com que pare

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page