top of page

Recortes Cotidianos

Que saibamos agradecer o básico

Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho


Absolutamente difícil falar de qualquer assunto essa semana que não seja o temporal. Durante toda a vida, lembro de apenas um temporal que talvez tenha sido pior do que esse: aquela espécie de tornado que passou em Guaíba há poucos anos e arrastou parte da COHAB/Santa Rita.
Sentimos medo. O vento parecia raivoso, vindo de todas as direções, levantando e arrastando o que houvesse pela frente. Uma chuva muito forte na noite de quarta-feira. De uma hora para outra, a tensão se transformou em pavor. Água escorria por dentro de casa, como nunca tinha acontecido.

Faltou luz. Normalmente, quando falta, é rapidinho. Dessa vez não. Dessa vez ficamos mais de doze horas no escuro. Sem internet. Sem água. Óbvio que não se compara, mas pudemos imaginar como sofrem as famílias atingidas por temporais que perdem tudo.

Deve ser absolutamente desesperador ver a água entrando em casa e não conseguir fazer nada para impedir. Assim como ver telhados indo com o vento e não ter como consertar. A sensação é de impotência. Nos vemos pequeninhos diante da potente força da natureza. Simplesmente não há o que fazer, a não ser observar, tentar manter a calma e pedir para que Deus nos proteja do pior.

Estar sem sinal de internet e telefone nos deixa isolados do mundo. Não conseguimos nos comunicar com as pessoas que não moram na nossa casa. Não conseguimos saber se estão bem ou se sofreram algum prejuízo com o temporal. Será que têm luz? Entrou água na casa? Conseguiu dormir? Será que a chuva e o vento deslocaram alguma telha? Será que estão em segurança? Será que precisam de alguma ajuda nossa? Será? Será? Será? Novamente a sensação é de impotência.

Quando a natureza se manifesta não há realmente nada que possamos fazer a não ser observar, repensar nossos hábitos em relação a aquecimento global, descarte de lixo etc. Também é um momento para refletir o quanto temos uma vida confortável quando estamos vivendo nossa vida tão corrida.

Nesses momentos, conseguimos agradecer por termos quase sempre energia elétrica, água e internet. Como deve ser difícil a vida de quem não tem ou sofre instabilidade nesses serviços com frequência. É enorme o alívio que dá quando esses serviços são reestabelecidos. Parece que com eles voltam um pouco da nossa vida, que estava perdida quando não tinha luz e sinal de internet. É uma oportunidade de agradecermos todos os dias pela vida estável que temos e muitas vezes nem nos damos conta de como o básico pode ser, e é, tão importante.

* Publicitária, Mestre e Doutoranda

Posts recentes

Ver tudo

Recortes cotidianos

Vocês conhecem esses exemplares? Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho O avanço tecnológico permitiu que mais pessoas tenham acesso às redes sociais e a informações que estão dispo

Recortes Cotidianos

Menos um ano, mais vida Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Costumo dizer que os ritos são essenciais na vida dos seres humanos. Eles são quebra de rotina, nos fazem parar para o

Recortes Cotidianos

2023, 2024 e um monte de coisinhas... Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Mais um final de ano e, provavelmente, todos nós chegamos exaustos até aqui. Da mesma forma com que pare

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page