top of page

Recortes Cotidianos

O verão chegou com tudo

Natália Carvalho*

naticarvalhoo@gmail.com

@nnaticarvalho


O calor está escaldante essa semana. Mas claro, já era esperado, afinal, estamos em janeiro. E vamos combinar que até que ele até demorou pra chegar com tudo nesse verão. Estou sentada, em uma tarde muito quente, escrevendo esse texto. Procurei um lugar com um pouquinho de brisa para escrever isso. E achei! Tem um ventinho legal longe do sol.

Também não dá pra reclamar, porque estamos de férias. Temos bastante água à disposição: geladinha pra beber, pra fazer suco, pra fazer tererê. Pra passar o dia se hidratando (e indo ao banheiro, porque passar o dia bebendo água significa ir ao banheiro uma quantidade bem significativa de vezes). Temos água pra banho de chuveiro, pra banho de piscina. Tomamos um banho refrescante no fim da tarde, jantamos e antes de dormir vamos para um quarto bem geladinho, que nos garante uma ótima noite de sono para encarar o calor do dia seguinte.

Temos praia aos finais de semana. Litoral gaúcho, que inclusive parece ser o mar de Santa Catarina nos últimos dias. Água de coco. Suco de morango. Peixinho frito. Boas companhias. Ficar na praia até o anoitecer. Aquele céu colorido, que mistura um pouco de branco, azul, rosa e laranja. Uma voltinha no centro para dar umas boas risadas. Comer crepe. Tomar cerveja. Tomar sorvete.

Se pode parecer difícil para nós, que temos toda uma estrutura à disposição, imaginem pra quem sofre com a estiagem. Pra quem precisa racionar água para poder fazer comida. Para quem não liga ventilador para economizar energia elétrica. Pra quem não tem ventilador nem ar condicionado. Pra quem não pode ir para o shopping center aproveitar um ambiente mais fresco e um sorvete. Pra quem não tem nenhum refúgio contra o calor. Quem não tem uma noite de descanso.

O verão chega todos os anos. Não é evitável. Reclamar de qualquer uma das estações não faz com que elas não apareçam ou apareçam de forma mais branda. Podemos ter nossas preferidas, mas precisamos viver todas elas. E todas elas possuem suas vantagens e desvantagens. Cabe a nós buscar conforto para encarar o lado ruim. E criar momentos legais, para que possamos lembrar do que fizemos de bom no verão de 2023.

Vamos lembrar das bebidas que compartilhamos com as pessoas que amamos. Das noites na rua, da alegria das crianças brincando e correndo de pés descalços. Das festas de aniversário e de carnaval. Dos dias na praia e na piscina. Dos sorvetes e das frutas geladinhas. Das brincadeiras com água, das marquinhas de biquini, dos saltos e dos abraços apertados. O tempo passa tão rápido que daqui a pouco já chega o outono - pra quem gosta e pra quem não gosta.


*Publicitária e Mestre e Doutoranda em Comunicação.


Posts recentes

Ver tudo

Recortes cotidianos

Vocês conhecem esses exemplares? Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho O avanço tecnológico permitiu que mais pessoas tenham acesso às redes sociais e a informações que estão dispo

Recortes Cotidianos

Que saibamos agradecer o básico Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Absolutamente difícil falar de qualquer assunto essa semana que não seja o temporal. Durante toda a vida, lemb

Recortes Cotidianos

Menos um ano, mais vida Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Costumo dizer que os ritos são essenciais na vida dos seres humanos. Eles são quebra de rotina, nos fazem parar para o

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page