top of page

Projeto Flores na Sete de Setembro é finalista de prêmio


ANTES DE SETEMBRO DE 2021

O projeto de plantio de flores em meados do ano passado em sete canteiros da rua Sete de Setembro, é finalista do Prêmio Repórter Guaibense, criado pelo jornalista Pedro Molnar. O plantio de flores surgiu da ideia de moradores e comerciantes da Rua Sete de Setembro e do Guaíba Foto Clube. Em setembro do ano passado, marcando o começo da estação foi realizado um mutirão para revitalizar os canteiros. No local foram plantadas diversos tipos de flores, mas o que deu mais certo foram os girassóis e as flores conhecidas como estrelinhas que se adaptaram bem ao calor e ao local.





No final do ano passado, além do vandalismo, moradores deparam-se com um fato inusitado. Funcionários de empresa terceirizada cortaram praticamente todas as mudas de girassóis prestes a florescerem. A prefeitura cobrou da empresa terceirizada e plantou algumas mudas de onze horas. Mesmo assim os moradores replantaram girassóis que floresceram em 2022 e deram nova vida a rua mais antiga da cidade.


O projeto prevê novas placas com palavras positivas em relação da vida, sinalização da rua e lixeiras, entre outras. Os comerciantes buscam desde o final do ano passado, liberação da prefeitura para realizar no local a Feira da Sete, aos sábados de manhã, oportunizando o empreendorismo, divulgação e integração de artistas, artesãs e comerciantes. No Espaço Cultural Sol Nascente são distribuídas a semente do girassóis, buscando fazer com que a cidade tenha mais flores, boas energias e motivando a cada um fazer a sua parte em relação a cidade. A tradicional Rua Sete de Setembro vem sendo conhecida como a Rua dos Girassóis.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page