top of page

Intervenção na escadaria

Novo visual no cartão postal da cidade

Foto Valmir Michelon

Com cerca de 37 mil peças e sete painéis, a segunda maior escadaria do Brasil com ladrilhos desenhados em um mosaico que contam a história de Guaíba e do Estado, foi inaugurada na noite de sexta-feira, 5 de abril. O evento contou com shows de Mano Lima e Gaúcho da Fronteira no palco montado na rua 14 de outubro, rua que homenageia a emancipação da cidade, em 1926.
O ato contou com a presença do prefeito Marcelo Maranata, da vice-prefeita, Claudinha Jardim, do deputado Pompeo de Matos que destinou uma emenda para o projeto, do secretário da Setudec, Ivo Schergl Junior, além de vereadores, secretários e comunidade. A arte visa preservar a memória cultural do estado gaúcho, valorizando seu passado. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC). Composta por 132 degraus, a escadaria é distribuída em sete lances que pode ser visualizada por completo de longe e, ao passar por ela, se desmembrará aos poucos, revelando detalhes históricos conforme se avança em direção ao topo. Na primeira aparece imagem da cidade, na segunda a cultura do RS, no terceiro obelisco, no quarto o Matadouro São Geraldo,no quinto embarcações que lembram a tomada de Porto Alegre, o sexto o encontro dos revolucionários e o último o sítio histórico.

Foto Antonia Teixeira

O trabalho foi realizado pelo artista visual Leo Filho e pelo produtor cultural Wagner Seelig, com a direção cultural de Simone Schlottfeldt. “A escadaria é importante, é nosso orgulho, conta a nossa história da Revolução Farroupilha em sete painéis temáticos”, comentou o prefeito Marcelo Maranata, antes da inauguração durante entrevista coletiva. Ele destacou que a reforma integra o projeto na nova orla do Guaíba. A escadaria terá ainda um teleférico e uma rua coberta onde o antigo chafariz será reconstruído na rua 14 de outubro.

Leo Filho e Ivo


Segundo ele, o próximo passo do projeto da nova orla que passou por duas audiências públicas é a licitação do antigo Mercado Público que será transformado em centro de gastronomia na frente do catamarã.




Fotos Valmir Michelon

CURIOSIDADES DA ESCADARIA:


Cartão Postal da Escadaria nos anos 70. Foto Brenner Filho


-Construída na década de 60, o local era conhecido de Lomba do Inferno pela dificuldade de subir até o topo do morro. Diversas pinturas foram feitas ao longo dos anos no alto da escadaria, uma delas do artista e ex-prefeito Solon Tavares e a última do artista guaibense, Valdir Gomes feita em 2021, retratando a reunião junto ao Cipreste para a tomada de Porto Alegre em 1835.

-Através da LEI Nº 1236/94, assinada pelo prefeito João Collares em 1994, denominava o belvedere da Escadaria na rua 14 de Outubro, de Paul Harris .

-A escadaria tem 132 degraus, sendo a segunda maior escadaria do Brasil com ladrilhos desenhados em um mosaico. Ela tem cerca de 37 mil peças segundo artista visual e publicitário Leo Rodrigues Filho, 62 anos, responsável pela arte. O artista é de Porto Alegre e mora em Itapuã, onde o trabalho foi realizado. Trabalho de instalação durou um mês na escadaria e o projeto demorou dois anos a ser planejado e realizado.


Vista da antiga Lomba do Inferno nos anos 60. Acervo Valmir Michelon



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page