top of page

Guaíba ganha a segunda maior escadaria do Brasil



Guaíba ganha um novo espaço que cria um legado histórico-cultural e que vai representar uma mudança significativa para o turismo do município. A partir do dia 05 de abril estará revitalizada a escadaria 14 de Outubro, tornando-se a segunda maior escadaria do Brasil com ladrilhos desenhados em um mosaico. A arte visa preservar a memória cultural do estado gaúcho, valorizando seu passado. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba, da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC) e tem o respaldo da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura do município, cujo secretário, Ivo Schergl Junior, é o idealizador da reforma. 

Composta por 132 degraus e seis patamares ao longo de sua extensão, a escadaria é distribuída em sete lances de aproximadamente 18 degraus. Cada lance formará uma imagem em seus degraus, que poderá ser visualizada por completo de longe e, ao passar por ela, se desmembrará aos poucos, revelando detalhes históricos conforme se avança em direção ao topo.



O trabalho está sendo realizado pelo artista visual Leo Filho e pelo produtor cultural Wagner Seelig, com a direção cultural de Simone Schlottfeldt. Na parte superior da escadaria, é possível visitar dois locais históricos: o Museu do Gaúcho, que tem entrada gratuita e conta a história da Revolução Farroupilha por meio das cidades históricas do estado, e a Casa de Gomes Jardim, patrimônio histórico relacionado à Revolução Farroupilha, onde os principais líderes Farrapos planejaram a invasão de Porto Alegre. Além disso, lá também está localizado o Cipreste Farroupilha, monumento natural na Praça Gomes Jardim, símbolo histórico da região, presente no hino, no brasão e na cultura local.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page