top of page

Prefeitura retoma serviço de colposcopia na Saúde da Mulher


Desativado desde 2016, o serviço que realizava exames de colposcopia começou a ser utilizado novamente na tarde desta terça-feira, 19 de julho, no prédio da Saúde da Mulher.

A colposcopia é um exame capaz de identificar alterações do colo do útero que não são possíveis de identificar a olho nu. Diante das alterações suspeitas ou patológicas (doenças), a paciente é encaminhada para serviços especializados. “Estamos muito felizes com essa reativação. Através desse aparelho vamos conseguir qualificar o nosso serviço e o atendimento, prevenindo principalmente que doenças malignas evoluam, fazendo o diagnóstico e o tratamento precocemente. Investir na atenção primária evita filas, evita hospitalizações e tem o melhor investimento custo benefício, isso qualifica e dá segurança para os nossos colegas ginecologistas, e principalmente, benefícios para a população guaibense”, destacou o doutor, Ivo Andreatta Menegola.

Para realizar o exame, a paciente deve ter solicitação médica ou de um enfermeiro do SUS, resultados do preventivo do colo do útero (citopatológico) e estar nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O exame será realizado na Saúde da Mulher mediante agendamento.

“Foram 6 anos que as nossas mulheres precisavam ser encaminhadas para Porto Alegre para ter direito a este serviço que tem o objetivo de ser utilizado para dar um diagnóstico precoce. Agradeço a toda a nossa equipe que trabalha incansavelmente para desenvolver a atenção básica do nosso município. Vamos seguir lutando para avançar e enfrentar os grandes desafios que temos na saúde de Guaíba’’ afirmou o prefeito, Marcelo Maranata. /Foto Divulgação PMG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page