top of page

Município tem mais de 700 pessoas convivendo com a Aids


Dia 1 de dezembro, é Dia Mundial de Combate a Aids.

O Serviço de Assistência Especializada – SAE de Guaíba vem atendendo 773 pacientes vivendo com HIV. Neste ano, foram diagnosticados 26 novos casos, número inferior ao ano passado quando foram 46 novos casos. A enfermeira do SAE, Ana Denise da Rosa, acredita que devido a pandemia, muitos casos não foram detectados. Segundo o Boletim Epidemiológico no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2018 a taxa de detecção de HIV em gestantes foi maior que a média nacional, sendo o Estado do Rio Grande do Sul a Unidade Federativa com maior número de casos. Porto Alegre é a capital com a maior taxa de detecção de casos de HIV em gestantes.


Dezembro Vermelho é o mês voltado a conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro .


Em Guaíba, o SAE realiza uma live sobre o tema no dia 17 de dezembro, às 15h.

Entre os municípios com 100 mil habitantes ou mais, dos 20 primeiros, seis pertencem ao estado do Rio Grande do Sul (Rio Grande, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Viamão) , três pertencem ao Pará, três ao Maranhão, dois a Pernambuco e os seis municípios restantes pertencem, cada qual, aos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, Amapá, Amazonas e Rio Grande do Norte(de 2014 a 2018).


Horário de Funcionamento

O SAE funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, no prédio cedido pelo INSS, com entrada na Rua Serafim Silva nº 160.
Criado em 2004, o Serviço de Assistência Especializada – SAE é um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo HIV/AIDS (PVHIV) e Hepatites Virais.

SAIBA MAIS


Os Testes Rápidos para detecção do HIV/SÍFILIS/HEPATITE C e B, assim como preservativos externos e internos estão disponível em TODAS as Unidades de Saúde de Referência de Guaíba.

O tratamento para HIV e Hepatites são realizados no SAE. As outras Infecções Sexualmente Transmissíveis são acompanhadas nas Unidades de Saúde.

HIV tem tratamento. Pacientes com Carga viral indetectável não transmitem o vírus.

Toda Gestante deve realizar o Pré-Natal de forma regular, realizando os Testes Rápidos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page