• Nova Folha Regional

Dia do Filósofo e da Fotografia

Valmir Michelon


No dia 16 de agosto, lembramos do Dia do Filósofo e dia 19 , Dia da Fotografia. Duas áreas que admiro muito e sempre digo que um bom fotógrafo é um filósofo, aquele que tem um olhar diferente sobre a realidade.


Passa um filme na minha cabeça, do tempo de estudante de Filosofia na Universidade Católica de Pelotas. Das dificuldades em pagar as mensalidades, tendo que trabalhar para poder estudar. Naqueles anos, lembro que eu e outro colega comprávamos bananas que estava prestes para irem ao lixo, para sanar a fome entre o serviço e aula. Íamos no Centro Acadêmico de Filosofia, onde fui presidente por um período e lá com chimarrão e bananas, jantávamos antes das aulas. No meio de uma cuia de chimarrão e algumas bananas, discutíamos a realidade social e a esperança de um mundo melhor nos mantinha firmes nas dificuldades. Queríamos poder ajudar a mudar e a melhorar o mundo. Nos intervalos, gostava da Biblioteca, passava o tempo lendo e buscando novos livros. Eles me faziam tão bem. Não entendo um Governo que não prioriza os livros e nossas bibliotecas estaduais. Se não for na escola, onde as crianças e jovens terão acesso aos livros?

Bom, lá se vão décadas, perdi contato com colegas da faculdades, cada um no seu mundo, onde ficaram aqueles sonhos, o que realizamos e o quanto ainda temos que fazer?

E a fotografia? Lembro da primeira máquina que comprei com o primeiro salário. Fiz as primeiras fotos lá em Pelotas e depois aperfeiçoei a técnica no curso de jornalismo na FAMECOS e alguns cursos, como com Paulo Bakces, Fernando no Pires entre outros. Até criarmos o Guaíba Foto Clube, onde cada encontro é um aprendizado. Muito aprendi com os integrantes e com o nosso mestre Alceo Serafini.

Salve a fotografia e a filosofia, elas tem nos ajudado nesta pandemia, a pensar e registrar esse momento que ficará eternizado nas nossas mentes e nas lentes das máquinas fotográficas.


EM TEMPO: Não poderia deixar de registrar a mensagem que recebi deste professor, um grande ser humano: “ Obrigado por revelar quão bonita é a natureza e que o olhar que nos escapa muitas vezes é capturado por pessoas sensíveis como você!!!

Um abraço amigo!”

Do teu admirador Leandro Barbosa.”.

Posts recentes

Ver tudo

Outro Olhar

MUDANÇA DE ESTAÇÃO Valmir Michelon Há um ano era anunciado pela Organização Mundial da Saúde que o Planeta estava numa pandemia. Ninguém poderia imaginar que iria demorar tanto. O medo inicial era

Outro olhar /Valmir Michelon

O que me faz não parar... Diante de tantas frustrações com pessoas e a cidade, m uitas vezes me questiono o que estou ainda fazendo em Guaíba. Já tive muitos motivos para sair daqui, mas algo me pren

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba nossas atualizações

51 99616 7059

  • Branca Ícone Instagram
  • arroba

© 2020 - 2021 by Bittencourt Branding and Books | Nova Folha Regional | All Rights Reserved.