top of page

Dia da Escola

Valmir Michelon/professor e jornalista

Lembramos nesta sexta, 15 de março, o Dia da Escola. Por que existem escolas? O que eu poderia ter aprendido e não aprendi? A gente aprende a fazer perguntas ou a perguntar na escola? A escola reproduz apenas a realidade ou produz conhecimento? Qual a escola ideal? Perguntas e perguntas. “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”, a frase de Albert Einstein que é utilizada em campanhas publicitárias, faz sentido. Pensar, alguém já disse que talvez seja o trabalho mais pesado que há e talvez por isso poucas pessoas se dedicam a isso. Se nós não pensarmos, outras pessoas irão pensar e decidir por nós.
Qual é a escola ideal? Aquela que possibilita aos alunos inovarem, que promove estímulo à criatividade. Aquela que permite excitar a pergunta e não apenas tenha respostas prontas para tudo. Uma escola ideal, aquela que tenha mais verde e menos cimento. Que seja sustentável, não apenas ensine a reciclar o lixo, por exemplo, mas faça isso na prática diária da escola. Uma escola que seja espaço de encontros, de fazer amigos, que tenha mais esporte, mais cultura que produza conhecimento. Uma escola que ajude os alunos a serem mais felizes, que eles possam tomar decisões e sejam protagonistas da sua história. Uma escola que contribua na formação de novas lideranças e que prepare os estudantes para encarar os desafios do mundo de hoje.
Difícil termos uma escola ideal sem a valorização dos funcionários e professores, sem a participação da comunidade escolar. Com trinta anos de profissão, como professor não perdi a esperança na educação, pois é a profissão que transforma e prepara as futuras gerações. Parabéns a todos que atuam nas escolas e buscam torná-la a segunda casa que oferece aconchego, encontros e produz conhecimentos.

Posts recentes

Ver tudo

A vida e os números

Por Valmir Michelon/Jornalista Nunca fui dos números. Tenho dificuldade em lidar com eles. Mas ultimamente tenho dado um outro olhar para o assunto. Moro há mais de dois anos na rua Sete de Setembro

A vida e a televisão

Lembro nos anos 70 a chegada da energia elétrica na casa da família no interior. Logo um dos vizinhos comprava a primeira televisão e nossa curiosidade de crianças era ver como funcionava esse aparelh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page