top of page

A turma da Seresta

O grupo da Seresta nasceu em 1978. Alguns casais amigos resolveram reunir-se, naquela época, para jantar, conversar e se divertir. Um deles tocava violão, outro tocava gaita de boca, outro fazia percussão. Assim, nessas reuniões de jantar, passaram também a tocar e cantar. Isso passou a acontecer quase que semanalmente. Ao longo dos anos outros casais e também solteiros, passaram a fazer parte desse grupo. Como naquela época era costume se fazer serenatas, esses amigos iam até as casas de pessoas conhecidas para cantar à noite (normalmente tarde) fazendo serenatas. Dessa forma o grupo passou a se intitular “Turma da Seresta”.

Os anos se passaram e com o crescimento do grupo também cresceu o número de músicos. Chegou um momento em que havia uma banda completa dentro da nossa Turma da Seresta. Nós tocávamos e cantávamos apenas nas nossas reuniões. No entanto, um dia, nos convidaram para tocar em um jantar no salão paroquial de uma igreja. A partir dali, começamos a receber convites para tocar em eventos na nossa cidade de Guaíba. Passamos a achar que a banda teria que ter um nome.


Entendíamos que não deveria se chamar “Turma da Seresta” uma vez que nosso repertório era de músicas variadas. Aí começou a discussão a respeito do nome. Surgiram muitas ideias e também muitas sugestões, fazendo com que o tempo passasse sem definirmos um nome. Na época, havia muitos grupos com nomes estranhos como: Chiclete com Banana, Mastruz com Leite, Mamão com Açúcar, etc. Um componente do grupo, a Astrea, lá pelas tantas, disse, em tom de brincadeira, que considerando a idade dos componentes, ele deveria se chamar MINGAU COM BOLACHA.

Todos acharam engraçado e não levaram a sério a brincadeira. No entanto, como não tínhamos definido o nome da banda, nós mesmos começamos a chamar o grupo de Mingau com Bolacha. O nome da banda não veio e acabou ficando provisoriamente e depois definitivamente Mingau com Bolacha, que é o nome da banda que existe dentro do grupo de amigos chamados “Turma da Seresta”. No início de cada ano é feito um cronograma com as datas em que haverá os jantares ou almoços do grupo. Assim, ao longo de cada ano, estamos sempre nos encontrando e fortalecendo nossa amizade. Também são programados passeios e viagens quando aqueles que querem participam.

Fundadores: Zé da Peça (em memória), Carmem (em memória), Ceres, Luciano e Lisete e Aníbal e Astrea. Componentes da Turma da Seresta: Ceres, Toninho, Luciano e Lisete, Wanderley e Cleusa, Roberto e Maria Olívia, Ivo e Glaci, Gomes e Luana, Orley e Lia Mara, Dinarte e Zélia, Moacir e Ruth, Gelmo e Malu, Renato e Rajane, André e Sinara e Aníbal e Astrea. Componentes da Banda MCB: Cantores: Ruth, Ivo, Wanderley e Gomes . Músicos: Dinarte, Toninho, Luciano , André, Orley e Aníbal.
Texto e fonte Ceres Guntzel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page