Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Educação

Instituto Gomes Jardim completa 98 anos

Primeira escola pública de Guaíba prepara centenário com contagem regressiva

Jornal Nova Folha Regional
Por Jornal Nova Folha Regional
Instituto Gomes Jardim completa 98 anos
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Contagem regressiva em Guaíba, a escola Gomes Jardim dentro do projeto Rumo ao Centenário, inicia a contagem regressiva a partir desta sexta-feira, 5 de julho. Faltam 731 dias para os 100 anos.  

Há 98 anos, no dia 05 de julho de 1926, três meses antes da emancipação política e administrativa da antiga Pedras Brancas (hoje Guaíba), era criado o Grupo Escolar de Pedras Brancas, hoje Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, em Guaíba. A escola funcionava na Rua Cônego Scherer, perto do atual Sítio Histórico. Na década de 40, a escola muda-se para a localização atual na Rua Dr. José Montaury, 289.

 A escola destaca-se no pioneirismo de realizar há 22 anos o Festival de Cinema Estudantil, tornando Guaíba a cidade Berço de Novos Cineastas. 
A escola orgulha-se de já ter recebido importantes nomes da literatura como Erico Veríssimo, Moacyr Scliar, Charles Kiefer, Rafael Guimarães, Altair Martins,  entre tantos outros.

Leia Também:

 Entre os alunos, Aparicio da Silva Rillo, um dos maiores poetas do Estado.  A escola tem revelado inúmeros talentos na educação, esporte, na cultura e lideranças políticas e empresariais.  

Comentários:
Jornal Nova Folha Regional

Publicado por:

Jornal Nova Folha Regional

Há 35 anos a sua região em um só lugar.

Saiba Mais

Fale com a Redação!