Nesta sexta,, 6 de setembro, acontecem mais duas oficinas MudaMundo para os professores da rede pública de Guaíba, RS. É a primeira temporada do projeto nesse município com patrocínio da Sulgás.
Além das oficinas de sensibilização, que têm o objetivo de colaborar com os educadores no resgate de valores em sala de aula, o projeto contempla ainda a distribuição de livros da série MudaMundo, de autoria de Caio Riter, para as bibliotecas escolares do município, cadernos com sugestões de atividades para o professor, e apresentações teatrais. As sessões do teatro, encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia, com direção de Érica Lima, serão realizadas entre os dias 8 e 10 de outubro. “Estamos felizes com a possibilidade de contribuir com um dos municípios mais severamente atingidos pelas enchentes de maio”, destaca a coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann.
A iniciativa aposta no fomento do protagonismo infantil e no papel disseminador de bons exemplos do professor. Nas histórias contadas na série de livros, a personagem principal é o menino João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças. Por meio das aventuras do João e de seus amigos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas atitudes no seu dia a dia.
O MudaMundo é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
MudaMundo em números - Em seus 18 anos de realização, o projeto já passou por 155 cidades brasileiras, chegando a 5.558 escolas públicas, impactando 20.138 professores e 127.420 crianças. Nesse período, 480.039 livros foram entregues para as bibliotecas escolares desses municípios.
Comentários: