top of page

Sobre a amizade

Tem-se falado muito sobre a amizade. Num mundo com relações tão abstratas e mercantilizadas, das relações online, o espaço para verdadeiras amizades torna-se complicado. Onde encontrar os verdadeiros amigos? Em quem podemos confiar nesta sociedade tão complexa e consumista?

Até uma data foi criada para lembrar a importância da amizade. O dia do amigo, 20 de julho teria surgido na Argentina quando um homem se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países.

A filosofia dedicou-se ao tema. O filósofo grego, Aristóteles, no seu livro intitulado como ‘Ética a Nicômaco’ composta por dez livros, busca fazer com que as pessoas reflitam sobre as suas ações. Um dos temas abordados é a amizade. Segundo ele, a amizade estimula as boas ações. Assim, a amizade perfeita é aquela que existe entre os homens que são bons e semelhantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem um ao outro de modo idêntico. É preciso, para uma amizade perfeita, que as duas partes adquiram experiência recíproca e se tornem íntimas, e isso custa muito esforço.

Confúcio dizia que para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. Já Epicuro, considerado o filósofo da amizade, afirmou que de todas as coisas que a sabedoria nos oferece para a felicidade da vida, a maior é a amizade. Através dela, ainda que não nos livre das dores do corpo e da alma, nos auxilia a suportá-las. O outro pensador, Francis Bacon, disse que não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.

Concluindo, o nosso Machado de Assis ao abordar o tema escreveu em um dos seus textos que são “abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra nem se vende. Amigo a gente sente!”. Obrigado a todos os amigos que não nos abandonam nos momentos mais complexos. *Artigo publicado em julho 2013.

Posts recentes

Ver tudo

Dia da Escola

Valmir Michelon/professor e jornalista Lembramos nesta sexta, 15 de março, o Dia da Escola. Por que existem escolas? O que eu poderia ter aprendido e não aprendi? A gente aprende a fazer perguntas ou

A vida e os números

Por Valmir Michelon/Jornalista Nunca fui dos números. Tenho dificuldade em lidar com eles. Mas ultimamente tenho dado um outro olhar para o assunto. Moro há mais de dois anos na rua Sete de Setembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page