top of page

Giro Rápido

Gerenciamento de Riscos
Ocupacionais – GRO
Flávio Correa

Caro leitor (a), não há dúvidas que o GRO será um dos grandes avanços a importante Área da Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil! O GRO é um sistema de Gestão que está previsto para entrar em vigor em nosso país a partir do mês de agosto do corrente ano, o qual analisará e tratará de todos os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores (as) estão expostos no ambiente de trabalho.

O GRO é algo novo e inédito no modo de se pensar e fazer saúde e segurança do trabalho no Brasil. O GRO não deixa de ser um considerável ganho para os trabalhadores (as), que terão seus direitos de proteção aumentados e para os empregadores, que serão fiscalizados através de um sistema de gestão do qual possuem liberdade para desenvolverem e acompanharem e para a sociedade como um todo que vivenciará uma relação mais harmoniosa entre o trabalhador, empregador e o governo. Importante: na fase do planejamento de ações do GRO, a empresa deverá realizar seu inventário de risco, conforme está previsto no Programa de Gerenciamento de Risco - PGR, não apenas identificando os agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) nas atividades laborais, mas também realizando as avaliação quantitativas e a classificação dos riscos gerados pelos agentes identificados.

Neste ponto a empresa precisará realizar o cruzamento da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde gerados pelo risco com a probabilidade ou chance de sua ocorrência produzindo o nível de risco, sendo este um dos motivos de se adotar as orientações da ISO 45001 a qual trata do tema de Gestão na Área da Saúde do Trabalhador (a). E tudo está interligado, tudo está conectado, logo senhores empregadores, cada vez mais será importante a aproximação com as áreas de DP/RH com o SESMT, Jurídico e setor de contabilidade da sua empresa.

Não demore para ajustar a sua empresa para com as exigências legais e regulamentares em matéria de saúde e segurança do trabalho, evite multas e penalidades, o “seu bolso e a saúde financeira da sua empresa agradecem”!

Um fraterno abraço a excelente equipe multiprofissional da PROATEN, Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho.


Opinião: Deixar para depois às ações e melhorias de saúde e segurança na sua empresa é flertar com a possibilidade da multa!
Reflexão: Todos somos iguais perante a Lei, mas não perante os encarregados de fazê-las cumprir.

Posts recentes

Ver tudo

Giro Rápido

CONHECENDO A ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Por Flávio Correa Como é de conhecimento, as empresas que investem na qualidade de vida e saúde de seus colaboradores obtêm melhores resultados, como aument

Giro Rápido

DDS – Dialogo Diário de Segurança. Flávio Correa É importante que os empregados e principalmente os empregadores de empresas de diversos nichos de negócios, estejam atentos quanto à importância do diá

Giro Rápido

2021 CHEGANDO, PREPARE-SE PARA MUITOS DESAFIOS E GRANDES VITÓRIAS! Querido leitor(a), não tenho dúvidas que o ano que está chegando será de muito trabalho, desafios, mas também será de oportunidades e

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page