Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Região

Tempo estável e temperadas baixas nos próximos dias no Estado

Os próximos dias devem ser marcado por tempo estável e queda de temperatura no Estado

Jornal Nova Folha Regional
Por Jornal Nova Folha Regional
Tempo estável e temperadas baixas nos próximos dias no Estado
Valmir Michelon
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os próximos dias devem ser marcado por tempo estável e queda de temperatura no Estado, conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 26/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

 

Neste sábado (29/6), a tendência é de queda nas temperaturas no decorrer do dia em todo o Rio Grande do Sul, com a possibilidade de ocorrência de geada na maior parte das regiões. O deslocamento de um anticiclone migratório vai promover o aporte de umidade marítima do Rio da Prata, aumentando a nebulosidade, principalmente no sul do estado. Este fato pode criar uma probabilidade de precipitação invernal do tipo chuva congelada, grânulos de gelo ou mesmo neve em pontos mais altos e isolados da Serra do Sudeste, na Região Sul, e sobre a Serra Gaúcha, entre a manhã e à tarde.

Leia Também:

No domingo (30/6), a probabilidade de precipitação invernal permanecerá durante a madrugada apenas para a Serra Gaúcha em função do mesmo mecanismo de transporte de umidade do dia anterior. Nas demais regiões, o risco maior é de ocorrência de geada e, no decorrer do dia, o padrão será de tempo estável sobre todo RS.

A tendência para os três primeiros dias da semana é de tempo estável, temperaturas em leve declínio e probabilidade de chuva fraca somente na quarta-feira. Na segunda-feira (1º/7) o anticiclone migratório, que já estará mais deslocado sobre o Oceano Atlântico, manterá o tempo estável e as temperaturas mais amenas. Na terça-feira (2/7) o padrão atmosférico deve se repetir. Na quarta-feira (3/7), o fluxo de umidade oceânica no setor oeste do anticiclone migratório, que no momento estará com núcleo sobre o Oceano Atlântico, criará condições para a ocorrência de chuva nas regiões da Serra Gaúcha, Metropolitana e Norte.

Para os próximos sete dias os prognósticos indicam chuvas de pequeno volume principalmente para as regiões da Serra, Campos de Cima da Serra e Alto Uruguai com volumes de até 5 mm.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

FONTE/CRÉDITOS: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Comentários:
Jornal Nova Folha Regional

Publicado por:

Jornal Nova Folha Regional

Há 35 anos a sua região em um só lugar.

Saiba Mais

Fale com a Redação!