Na segunda, 14, a Escola Estadual de Ensino Médio Roseli Correia da Silva, localizada no Assentamento Fazenda São Pedro, em Eldorado do Sul, foi palco da primeira atividade presencial do projeto "Voando com as abelhas: Arte e Educação nas Escolas". A iniciativa está na sua primeira edição e busca promover a integração da arte, cultura e educação ambiental, envolvendo estudantes, docentes e a comunidade escolar em atividades criativas e conscientes.
Durante a tarde, os/as estudantes tiveram uma diversidade de atividades, a primeira foi a apresentação de Teatro Lambe-Lambe do Coletivo Caixa de Pandora, que são apresentações teatrais em miniatura, trazendo histórias encantadoras sobre diversos temas. Cada estudante pode conhecer uma história diferente nas caixas expostas na sala.
A segunda apresentação foi a Contação de histórias com a Trupi Di Trapu, com narrações envolventes sobre sustentabilidade e preservação ambiental, estimulando a imaginação e o senso de responsabilidade dos/as jovens. Entre as oficinas a palhaça Assustina divertia e acolhia a comunidade escolar com suas brincadeiras e piadas.
O Poeta João Cony ministrou a oficina de Poesia, onde mostrou alguns poemas de sua autoria, músicas e livros que inspiram seu trabalho, além de momentos de interação com os/as estudantes sobre os temas abordados.
A oficina de Hip Hop, ministrada por Max Nobre Guerreiro e Lombrado, levou a história do estilo musical para as turmas, além de momentos de música, canto e curiosidades sobre os equipamentos.
A escola ainda irá receber:
-
Oficina sobre Abelhas sem Ferrão : Biologia das abelhas, manejo e criação de meliponários, além de sua importância para a biodiversidade, ministrada por Leandro Nunes.
-
Cosmologia Mbyá Guarani : Ministrada pelo cacique Kuaray Papa da Aldeia Tekoa Pekuruty, abordando a relação simbólica da abelha Jataí com a cultura indígena.
Eldorado do Sul, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes de maio de 2024, recebeu o projeto com o objetivo de transformar as duas escolas em espaços de inovação e aprendizado, resgatando a vitalidade da comunidade por meio da arte e da educação ambiental. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, conforme o Edital SEDAC/LPG nº 10/2023, e visa fomentar a conscientização ecológica e o desenvolvimento de novas perspectivas para a juventude local. O projeto tem na produção Leandro Nunes, assistência de produção Elaine Regina, assessoria de imprensa Tamires de Moraes, divulgação Karen Aguiar, recepcionista de acessibilidade Andreia Alencar e o cinegrafista Alexandre Oliveira. O Projeto terá sua segunda atividade no dia 22 de outubro na escola Eldorado do Sul. Para conhecer mais detalhes do projeto siga no Instagram @voando_comasabelhas ou curta a página no Facebook: Voando com as Abelhas.
Comentários: