Jornal Nova Folha Regional | Guaíba e Região

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
odonto macedo
odonto macedo

Geral

Prefeito assume anunciando 100 metas em homenagem aos 100 anos da cidade

Maranata anuncia retorno da maternidade, investimentos na orla, educação , entre outros

Jornal Nova Folha Regional
Por Jornal Nova Folha Regional
Prefeito assume anunciando 100 metas em homenagem aos 100 anos da cidade
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após assumirem o cargo na Câmara de Vereadores, o prefeito Marcelo Maranata, a vice-prefeita Claudinha Jardim   participaram da solenidade de posse em ato comemorativo aberto ao público  na sede da Prefeitura de Guaíba. O ato contou com apresentação da Orquestra da Igreja Assembleia de Deus e benção do Pastor Geraldino da Silva.  Em seu discurso, Maranata prometeu apresentar 100 projetos em comemoração aos 100 anos do município, que serão comemorados em 14 de outubro de 2026.  Serão iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico do município, o turismo, a inovação e ao bem-estar de seus cidadãos. 
 Reconheceu o apoio das diversas  entidades e igrejas que ajudaram Guaíba durante o difícil período da enchente de maio. “Foi um momento que provou nossa capacidade de união e resiliência. Guaíba soube se unir e se abraçar”, destacou. Marcelo celebrou importantes conquistas, como o fato de Guaíba ser hoje a 10ª cidade mais segura do Brasil e a 2ª mais segura do Rio Grande do Sul, segundo dados recentes. Ele também fez um agradecimento especial à sua família, presente no evento, e ressaltou a importância de eleger um deputado ou deputada para representar a região na Assembleia Legislativa, fortalecendo ainda mais as demandas locais.   Marcelo também comemorou os US$ 70 milhões que serão investidos no turismo local e anunciou que está em negociação com investidores para concretizar, ainda no primeiro semestre, a aquisição do novo hospital da Unimed, que trará uma maternidade para Guaíba, com previsão de funcionamento até o final de 2025. O prefeito reafirmou seu compromisso com a população: “Queremos colocar Guaíba no topo do estado do Rio Grande do Sul e mostrar ao Brasil a nossa capacidade de união e resiliência.” Ele encerrou sua fala com a frase “Justiça, verdade e sabedoria” e citou um versículo bíblico que simboliza sua gestão: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.
Nas eleições de 2024, Maranata foi reeleito no primeiro turno com 78,18% dos votos válidos, demonstrando expressivo apoio popular para dar continuidade ao seu trabalho à frente da prefeitura.   

Maranata é 34o prefeito

Leia Também:

Natural de Camaquã, o prefeito Marcelo Maranata, é 34o prefeito de Guaíba e estará a frente do Centenário de Guaíba. Com a emancipação de Porto Alegre, em outubro de 1926, Guaíba escolheu ainda naquele ano o seu primeiro Intendente(Prefeito). Inácio de Quadros foi o mais votado nas eleições daquele ano, assumindo em 20 de dezembro de 1926. Conhecido como Coronel Nassuca, foi casada Frutuosa de Oliveira Quadros, morreu em 17 de março de 1928.  Hoje Inácio de Quadros é nome de escola e rua e bairro. Casa onde ele residia no alto do bairro existe ainda ao lado do antigo Hospital Farroupilha.

  1. Bel. João Pompilio de Almeida Filho - provisório.1926
    2. Inácio Pereira de Quadros. Eleito
    3. Manoel Carlos de Araújo Ribeiro - assumiu em
     virtude do falecimento do Intendente Quadros.
    4. Norberto  Linck - assumiu por licença de Araújo Ribeiro.
    5. Gabriel de Azambuja Fortuna  - nomeado
    6. Maurício de Oliveira Lessa.
    7. Mário Fernandes da Cunha  - eleito
    8. Vasco Alves Pereira
    9. Otaviano Manoel de Oliveira Júnior.
    10. Nazário Leitão dos Santos.
    em.virtude do falec. de Otaviano.
    11. Otero Paiva Guimarães
    12. João Alfredo Pitrez.
    13. Afonso de Oliveira César.
    14. Otero Paiva Guimarães.
    15. Carlos Augusto de Moura e Cunha.
    16. Otero Paiva Guimarães.
    17. Arlindo Stringhini.
    18. Carlos Augusto Evangelista Py.
    19. Arlindo Stringhini.
    20. Ruy Coelho Gonçalves.
    21. João Salvador de Souza Jardim.
    22. Ruy Coelho Gonçalves.
    23. Sólon Tavares.
    24. Nelson Cornetet
    25. Solon Tavares.
    26. João Collares.
    27. Nelson Cornetet.
    28. Manoel Ernesto Rodrigues Stringhini.
    29. Manoel Ernesto Rodrigues Stringhini.
    30. Henrique Tavares.
    31. Henrique Tavares.
    32. José Francisco Sperotto.
    33-Marcelo Maranata
    34-Marcelo Maranata-2025
                       Dados prof Valdivino Rodrigues

PREFEITOS DA REGIÃO

-Em Mariana Pimentel, o ex prefeito Joel Ghisio, do PDT retornou a prefeitura.
-Em Eldorado do Sul, Juliana Carvalho(PSDB)  assimiu a prefeitura.
-Em Sertão Santana, Renato Burchert, do PDT  assumiu a prefeitura.Ele substituo Irio Stein que foi prefeito por oito anos.
-Em Barra do Ribeiro, o novo prefeito é João Francisco, do MDB tendo como vice a professora Katia  substituindo o prefeito Jair Machado que ficou oito anos no cargo 
-Barão do Triunfo,  o prefeito é  Odone, do PP. 

Posse na Câmara de Vereadores

 A cerimônia de posse do prefeito reeleito, Marcelo Maranata (PDT), e da vice-prefeita, Claudinha Jardim  ocorreu à tarde de quarta-feira, 1o de janeiro na Câmara de Vereadores. Inicialmente a cerimônia foi presidida pelo vereador mais votado nas eleições, Tiago Green(Cidadania), tendo como secretaria, a vereadora Gabi Panazollo(MDB), a segunda mais votada.  Depois do juramento e   empossados todos os vereadores, ocorreu a eleição da mesa diretora elegendo o vereador João Collares como presidente do Legislativo. Collares  empossou o prefeito Marcelo Maranata e Claudinha Jardim  que fizeram o tradicional juramento. Na ocasião, os vereadores e o prefeito e a vice fizeram o seu primeiro pronunciamento como eleitos.  

Collares é o presidente da Câmara

O vereador João Collares (PDT) , concorreu em chapa única e foi eleito por 15 votos a 2,  presidente da Câmara de Vereadores durante a sessão solene de posse dos vereadores na noite desta quarta-feira,1 de janeiro. A mesa diretora da Casa terá também como vice-presidente Juliano Ferreira (Podemos), 1ª secretário Everton da Academia (PL) e 2ª secretária Gabi Panazzolo (MDB). O mandato é de um ano.  Collares foi presidente no primeiro ano do governo Maranata, em 2021, e foi vice-presidente em 2022 e 2023. No ano passado também fez parte da mesa diretora, mas, saiu devido o presidente João Caldas ingressar no seu partido. O médico João Collares assume seu quarto mandato no Legislativo. Já foi prefeito de Guaíba há 30 anos. Destacou que irá trabalhar de forma harmônica com todos os partidos e ressaltou o trabalho do prefeito Marcelo Maranata que superou a pandemia, grande temporal e a enchente de maio do ano passado, tornando-se , segundo ele no melhor prefeito de toda a história e teve  reeleição histórica.

FONTE/CRÉDITOS: Valmir Michelon
Comentários:
Jornal Nova Folha Regional

Publicado por:

Jornal Nova Folha Regional

Há 35 anos a sua região em um só lugar.

Saiba Mais

Fale com a Redação!