A Delegacia de Polícia de Guaíba prendeu em flagrante, na quinta, 10, mãe e filha suspeitas de manter idosos em cárcere privado e submetê-los a maus tratos, em instituição irregular de longa permanência.
Ao chegarem no estabelecimento, os policiais verificaram a existência de cinco idosos em situação deplorável. Conforme a polícia, não havia alimentos, produtos de higiene e de limpeza no local, os idosos relataram estar com fome, as condições de higiene eram péssimas, havia baratas nas panelas, fezes pelo chão, alguns idosos estavam com a roupa suja de urina, estavam há dias sem tomar banho e a água do chuveiro era fria.
As proprietárias da ILPI não tinham alvará de funcionamento ou licença, não apresentaram contratos relativos à prestação do serviço e não possuíam os documentos dos idosos.
Um deles relatou estar sendo proibido de contatar a família e de sair no pátio para tomar sol.
Outro, diabético, estava sem a medicação.
Acionados, compareceram no local uma equipe da saúde, realizando os primeiros atendimentos médicos às vítimas; uma equipe da assistência social, que promoveu a alimentação dos idosos e diligenciou para contar as famílias; e da vigilância sanitária, que interditou o estabelecimento.
As investigadas foram recolhidas ao sistema carcerário.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
LINHA DIRETA: (51) 3425 9056
E-MAIL: www.pc.rs.gov.br
WHATS: (51) 9 8459 0259
Comentários: