Fotos Ana Jardim/Divulgação
O advogado, Gilvan Naibert e Silva, 35 anos, é o novo presidente da Subseção da OAB de Guaíba, sendo o mais jovem a assumir a entidade. A eleição ocorreu no dia 22 de novembro na OAB/RS e as 107 Subseções do Estado do Rio Grande do Sul. Na OAB Estadual, Leonardo Lamachia, apoiado por Naibert, foi reeleito presidente da OAB, fazendo na Subseção 85,86% dos votos válidos. A Chapa 10 - OAB PODE MAIS foi eleita na Subseção de Guaíba/RS, a qual abrange os municípios de Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel e Sertão Santana.
A nova gestão promete focar na união da classe e no fortalecimento da advocacia na região da Costa Doce. De acordo com a Diretoria e Conselho, a Subseção trabalhará para que a Advocacia seja ouvida em todas as decisões relevantes nos Municípios de abrangência. “Nós advogados, como representantes máximos da cidadania, somos fatores de transformação social em todos os ramos, e precisamos nos alinhar em todas as questões jurídicas e sociais de todos os Municípios da Subseção” reforça em nota a diretoria e o Conselho.
Além de trazer inovação e aperfeiçoamento para dentro da própria Subseção, um dos desafios dessa gestão será agir para que a população seja melhor atendida nos órgãos de Justiça dessa parte da região da Costa Doce.
Segundo o presidente eleito, Gilvan Naibert e Silva, a entidade tem muitos desafios pela frente.”Verificamos que alguns magistrados das Comarcas da Subseção não atendem os advogados quando procurados. Muitas vezes, quando procuramos os Juízes, somos atendidos por servidores e estagiários, o que não está de acordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional - LOMAN e o próprio Estatuto da Advocacia”, ressalta.
Segundo ele “diversas autoridades públicas, não cumprem a regra de residir na Comarca onde prestam seus serviços, o que acaba gerando mais atrasos no atendimento das partes, dos advogados e nos próprios andamentos processuais.
NA REGIÃO
Além disso, Naibert destaca que é urgente a instalação de uma Segunda Vara na Comarca de Barra do Ribeiro, bem como uma estruturação total com servidores em Eldorado do Sul para dar andamento aos processos represados. “Há pedidos liminares sendo apreciados somente seis meses depois de ajuizados; processos que não tem o andamento devido, e a cidadania acha que isso é culpa da advocacia, e não é”, comenta.
Segundo ele magistrados não se fixam em Eldorado do Sul e na Barra do Ribeiro, havendo um total desinteresse da própria Justiça em tais locais. “Nós estamos falando em vidas, em patrimônio, em medicamentos, em medidas urgentes que não se pode deixar para amanhã”, destacou
Gilvan entende que com a ampliação da empresa CMPC na Comarca de Barra do Ribeiro será necessária a criação de uma segunda Vara do Trabalho em Guaíba: “A Justiça do Trabalho de Guaíba, com somente duas magistradas e alguns servidores, abraçam as cidades de Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel e Sertão Santana. Nós Advogados, sabemos da dedicação incansável da magistratura do trabalho na região, mas o fato é que “faltam braços para tudo”, o que ficará mais difícil com a ampliação de uma empresa internacional do porte da CMPC”, disse.
Gilvan substitui o advogado Ildefonso Carvalho Duarte. A posse ocorre em janeiro de 2025. A subseção tem sede própria na avenida Nestor de Moura Jardim, 317 .
“Temos muitos projetos: Além de elevar a Advocacia na região, iremos trabalhar em prol da sociedade. É a advocacia que representa a maioria da população. Nós iremos representar a cidadania de forma efetiva; Solicitaremos cadeiras nos órgãos municipais de todos os Municípios que abrangem a Subseção; trabalharemos em prol da comunidade local, criaremos projetos sociais em parcerias com outros segmentos da sociedade e criaremos as Comissões necessárias que lutarão pelo direito de todos”.
- Gilvan é advogado desde 2013; Sócio-Proprietário e Coordenador dos Núcleos de Direito do Escritório Naibert & Silva Advogados; -Autor do Livro “A Fase da Investigação na Perspectiva do Novo Código de Processo Penal”, pela Editora Lumen Juris – Rio de Janeiro (2017);
A Diretoria eleita é composta pelo Presidente Gilvan Naibert e Silva, pela Vice-Presidente Tainá Oliveira Ruibacki, pela Secretária-Geral Letícia Rodrigues Orsi, pela Secretária-Geral Adjunta Kalynka Pfleger, e pelo Tesoureiro José Carlos Fernandes de Almeida.Os Conselheiros eleitos foram: Suélim Cristiane Jacques Teixeira, Letícia Pires Maganha, Aline Pereira Silva de Carvalho Maritza Didio de Souza, Matheus Caetano Duarte, Marco Aurelio da Silva Borges, Cilon Cezar, Matheus Colbeich Da Silva, Glória Carine Bednarek, Taidê Maria Justen Rocha, Jéssica Marins, Maria Teresinha De Abreu De Ávila, João Clair Pereira Silveira, Cristiano Kiszewski Da Silva, Carlos Alberto Sant’ana Piller e Eduardo Polcharski Lara.
Comentários: