O Cemitério Municipal de Guaíba sediará uma Missa de Finados no dia 2 de novembro. A cerimônia terá início às 8h30min e contará com momentos de profunda emoção e reconhecimento. A celebração terá a presença do bispo auxiliar de Poa, Dom Darley José Kummer .
Durante a celebração será prestada uma homenagem especial aos ministros que se dedicaram ao trabalho das exéquias. A ação visa reconhecer o essencial trabalho voluntário prestado por estes membros da comunidade, que oferecem conforto espiritual e apoio para as famílias em momentos de luto.
Ao final da missa, em um encerramento simbólico, um helicóptero sobrevoará o local e realizará uma linda chuva de pétalas de rosa em um gesto de respeito e carinho a todos os falecidos que ali foram sepultados.
“O Dia de Finados é um momento de profunda reflexão, saudade e, acima de tudo, fé. A ‘Chuva de Rosas’ simboliza nosso respeito e gratidão por todos os guaibenses que partiram. É também uma oportunidade única de reconhecer publicamente a dedicação oferecida pelos ministros em momentos de luto, um verdadeiro trabalho de amor e voluntariado em nosso município”, destaca a vice-prefeita Claudinha Jardim.
SAIBA MAIS: O Cemitério da Devoção de Nossa Senhora do LIvramento foi fundado no dia 21 de fevereiro de 1903.
No livro “Livramento Sesquicentenário”, de Miriam Leão e Breno Bornhorst, conta que o padre Firmino José de Mendonça pediu que fosse enterrado no portão de entrada do cemitério sem nenhuma identificacão para que todos passem pela sua sepultura sem ao menos saberem. Este pedido está registrado no Livro Tombo da Paróquia Livramento. Ele morou na rua das Flores,34,(atual rua 20 de Setembro).
Comentários: