O ato de lançamento dos Festejos Farroupilhas de 2024 será realizado no dia 7 de agosto, às 10h, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. O formato do evento foi discutido em reunião da Comissão Estadual responsável pela organização das festividades, na quarta-feira (24/7), na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Enfocando o contexto de reconstrução do Estado, o ato contará com a presença do governador Eduardo Leite e participação do grupo Alma Gaudéria (que apresentará as canções-tema dos Festejos e da Chama Crioula). Haverá entregas de placas de reconhecimento e da Medalha Simões Lopes Neto. Também está confirmado o Acendimento da Chama Crioula, de 16 a 18 de agosto, em Alegrete.
O encontro da quarta-feira tratou, ainda, de patrocínios já garantidos pela Comissão para o desfile temático e tradicional de Porto Alegre. “Essa captação de recursos é um feito histórico, fruto de um esforço conjunto que garantirá a realização de um grande desfile”, disse a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad.
Gabriella enalteceu também o momento de retomada vivido atualmente pelo movimento tradicionalista. Como exemplos disso, citou a 53ª Ciranda Cultural de Prendas, que aconteceu no último fim de semana com recorde de inscrições, e o processo de recuperação da cadeia econômica do tradicionalismo.
“Por determinação da secretária Beatriz Araujo, a Secretaria da Cultura apoia ativamente os Festejos Farroupilhas e valoriza a força e a resiliência do povo gaúcho, representadas, por exemplo, pela atuação solidária dos CTGs durante o período de crise meteorológica”, destacou o diretor-geral adjunto da Sedac, Fabrício Marquezin.
EBOOK: Para divulgar o tema dos Festejos Farroupilhas de 2024, a Comissão Estadual responsável pelas festividades está lançando o e-book “Centenário de Jayme Caetano Braun”. O material apresenta um apanhado de informações sobre o centenário do renomado pajador gaúcho, homenageado dos Festejos deste ano. O livro está disponível para download na página dos Festejos e será distribuído para entidades parceiras em versão impressa.
A publicação foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), e organizada por Cândido Adalberto de Bastos Brasil, da Estância da Poesia Crioula. A edição é do Instituto Estadual do Livro (IEL), da Sedac.
O material servirá para o desenvolvimento de atividades didáticas em âmbito escolar, bem como em entidades e instituições culturais. A proposta é que a interação do público com o e-book motive a realização de manifestações artísticas, oficinas técnicas e ações de educação.
Comentários: