top of page

Tribunal da Justiça inova com sessão de conciliação virtual


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul implantou o CEJUSC CIDADÃO ON-LINE. Através dele qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar a realização de sessão de conciliação ou mediação virtual, para a resolução de seus conflitos nas áreas civil, empresarial, de família, de superendividamento, entre outras.

Conforme a Juíza de Direito 1ª Vara Cível e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania(CEJUSC) e Diretora do Foro, Fabiana Arenhart Lattuada, as sessões, que são virtuais, incentiva-se as partes a dialogarem para chegarem a um consenso, solucionando o conflito de forma rápida e amigável.

Segundo ela, as sessões são conduzidas por conciliadores ou mediadores cadastrados no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que estão habilitados para facilitar essa negociação, auxiliando por meio de técnicas especialmente desenvolvidas para a solução de conflitos.

O resultado da conciliação é o acordo que será homologado pelo(a) Juiz(a) do Centro Judiciário de Resoluções de Conflito e Cidadania (CEJUSC), tendo força de sentença.

Conforme ela, a razão da pandemia causada pelo Covid-19, as sessões de conciliação e mediação estão acontecendo somente por videoconferência, bastando que as partes tenham um computador ou celular conectado à internet.

“Conciliar economiza tempo, dinheiro e contribui para a paz social”, frisa a Juíza.

SAIBA MAIS
Para ingressar no CEJUSC CIDADÃO ON-LINE não é necessário processo judicial, nem pagamento de custas processuais.
Basta acessar o site Acesse o site TJRS.JUS.BR, clicar em CEJUSC CIDADÃO ON-LINE, preencher os dados e aguardar a sessão!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page