O governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira,13, a reforma da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro Novo, em Eldorado do Sul. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou do ato de entrega. Foram investidos R$ 200 mil na obra, por meio do Programa Avançar Mais na Saúde. A portaria que autorizou o repasse do recurso foi assinada em setembro de 2023.
Arita destacou que a presença constante do governo do Rio Grande do Sul no município se justifica pela sintonia que há com projetos que fazem bem para a saúde da população. “Eldorado do Sul está fazendo uma verdadeira transformação e projetando o futuro”, afirmou.
“O que vemos aqui é resultado rápido do investimento, porque Eldorado tem pressa para se reorganizar e para prestar serviços. E tem muita pressa para que a população seja atendida de forma digna, com ambientes que, de fato, possam acolher e permitir um trabalho de qualidade na atenção básica”, acrescentou a secretária.
O município foi contemplado para receber recursos que deveriam ser aplicados na reforma de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que compõe a Rede Bem Cuidar RS (RBC RS). Porém, como a unidade de ESF apresentava piores condições físicas, uma decisão estratégica da Secretaria da Saúde (SES) permitiu que o repasse fosse utilizado para reformá-la, mesmo não pertencendo à RBC. Em 2024, a unidade foi alagada durante as enchentes que atingiram o Estado.
A prefeita de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho, destacou a entrega em tempo recorde da unidade reconstruída. “Perdemos tudo na enchente de 2024, todos os nossos equipamentos e nossas estruturas. Tivemos que recomeçar do zero. Por isso, estamos muito felizes e agradecidos por entregar essa grande conquista para a comunidade”, afirmou.
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Giovani Bombeiro, ressaltou o esforço de todos que trabalham na ESF e destacou: “Queria agradecer esses recursos que nos ajudaram imensamente. Eles vieram em uma hora que nós precisávamos muito. E hoje estamos aqui entregando essa tão esperada reforma da ESF.”
No mesmo ato, a SES realizou a entrega, em caráter de doação, de um veículo Chevrolet Spin para a Prefeitura de Eldorado do Sul.
Comentários: