top of page

Primeira biblioteca de Guaíba é reinaugurada e escola lança projeto Praça dos Livros





A primeira biblioteca de Guaíba, fundada na década de 50, no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, reinaugurou no dia 28 de abril, dentro da programação da Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura. A solenidade contou com a presença da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Ela reinstalou ainda a Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e a Literatura no auditório da instituição.
“Foi maravilhoso, pois na escola o trabalho com literatura e com a questão ambiental é antigo e estava prejudicado pela biblioteca abandonada. Estamos nessa luta desde 2019, quando o Governador Eduardo Leite, que “prioriza” a Educação, fechou quase todas as Bibliotecas da Rede Estadual de Ensino. Lançamos a Cartilha, que mostra a situação das bibliotecas de todas as redes de ensino do RS, e seguiremos com atividades que mobilizem a mudança”, destacou a deputada que destinou uma emenda com R$ 60 mil para o projeto da Biblioteca e praça dos Livros.
“Foram em muitas mãos que foi feita essa reforma. É uma conquista nossa e uma conquista da educação reabrir uma biblioteca e, mais que isto, nossos alunos estão sedentos em usar esse espaço dedicado para eles próprios”, disse o diretor Fabiano Santos.




Uma praça para os livros
A praça dos livros que a escola está montando homenageia o escritor e jornalista Walter Galvani falecido em 29 de junho de 2021, aos 87 anos. O escritor esteve diversas vezes na escola com palestas, oficina e doação de livros e material que resgata a história do patrono da Biblioteca, Padre Antonio Vieira. Para sua esposa Carla Irigaray, no espaço ao ar livre em homenagem a Galvani deve-se ser como está o escrito no livro “O vôo da gaivota”, que se pescam palavras, que se pescam frases e que se pescam ideias.
“A ideia é a do jardim, que ele seja pleno de pássaros, porque os pássaros são livres, e as ideias e palavras devem ser livres. Que esse espaço seja para os pequenos, para os grandes, para todos, que seja um espaço de olhar para os pássaros e pensar o porque que estamos aqui”, disse emocionada.
Na colocação da placa foram plantadas árvores frutíferas pela deputada Sofia Cavedon, pelo Diretor do Gomes Jardim, Fabiano Santos, por Carla Irrigaray e a coordenadora da 12ª CRE, Claudete Oliveira.
A programação da Semana do Livro contou com palestra do escritor Altair Martins, hora da leitura em alusão ao Dia do Chimarrão, oficina de escrita criativa com a professora Karine Bitenbender e apresentação baseada na obra Menino Maluquinho.









24 horas de leitura e cultura
Encerrando a Semana Estadual do Livro, os estudantes do 3º ano do ensino médio participaram de 24 horas de dedicação de leitura e cultura na escola Gomes Jardim.
O evento iniciou às 8h da manhã de sexta e encerrou na manhã de sábado, às 8h.
Durante o período ocorreram diversas atividades ligadas a literatura, como contação de histórias, leitura, teatro, sessão de cinema.

DEPOIMENTOS DE ALUNA DO CURSO DE ADM E DO ex professor da escola e escritor Altair Martins falando da importancia das bibliotecas escolares nas suas vidas.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LIVRO



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page