top of page

Para Press Revisão, ano de 2022 foi “uma montanha-russa de emoções”

A Press Revisão, empresa especializada em revisão de Português, que tem sede em Guaíba, avaliou o ano de 2022 como muito positivo, apesar de algumas perdas irreparáveis. Foi um período de um ritmo extremamente intenso de trabalhos, mas que foram entregues nos seus devidos prazos aos diversos clientes.
Desde março de 2006, quando se lançou no mercado, a Press Revisão contabiliza todas as publicações que recebe em mãos e que tem o nome da empresa no expediente. A publicação número 1 foi a revista da Feira do Livro de Porto Alegre daquele ano, pela agência Signi.
No final de fevereiro do ano passado, prestes a atingir a milésima publicação, Luís Augusto Junges Lopes, sócio-proprietário da empresa, recebeu a triste notícia do falecimento de sua mãe, Enilda. “Foi muito doloroso passar por esse momento! Eu estava arquitetando, sem ninguém da família saber, nem minha mãe, um grande evento para lançar esta publicação especial, quando ela veio a falecer na UTI do Hospital Ernesto Dornelles. Queria muito que ela estivesse presente nos eventos que vieram a acontecer depois”, lamenta.
Em março, a empresa alcançou, enfim, a marca das 1000 publicações com o livro Poaloroides Urbanas, do escritor Breno Serafini. “Já havia avisado o amigo Breno que essa obra dele estaria na capa da revista sobre essa efeméride, mas que não era pra contar pra ninguém.”

No dia 30 de junho, o diretor fez uma live pelo Facebook com a escritora, poeta e contadora de histórias Rosane Castro, de quem já havia revisado diversos livros. “A audiência da live foi surpreendentemente alta, com muitos amigos e clientes acompanhando o bate-papo!”, afirma, emocionado, Luís Augusto.

A revista das 1000 publicações, totalmente produzida, diagramada pela talentosa e criativa equipe da agência Moove, foi lançada com exclusividade para clientes, amigos e familiares no Bar do Nito, em Porto Alegre, no dia 03 de julho. “Foi um evento muito emocionante! E aí aconteceu algo que nem eu tinha me dado conta. Geralmente, nós é que somos convidados pelos clientes para os seus lançamentos literários. Dessa vez, a Press Revisão trouxe os clientes e amigos pra comemorar essa conquista”, celebra.

No dia 18 de julho, foi a vez de lançar a publicação em Guaíba. O local escolhido foi o Bar Caramele. “Foi sensacional esse evento! Muitos parentes, amigos, vizinhos, ex-vizinhos foram lá prestigiar, incluindo o escritor Altair Martins, de quem revisei dois livros”, orgulha-se.

O diretor, no decorrer do ano, tem aproveitado pra enviar a revista a vários escritores, amigos, parentes. “Incrível como as pessoas têm dado retornos muito positivos e eu diria até de uma agradável surpresa! Sou muito suspeito pra falar, mas a publicação ficou muito bonita mesmo, bem diagramada e com uma alta qualidade, exatamente como planejamos desde o início.”

Em agosto, a convite dos professores Márcio Sita e Edna Viegas, Luís Augusto conversou com os alunos do segundo ano do Ensino Médio sobre o ofício de revisão para a Semana Literária da Escola Augusto Meyer, em Guaíba. “Fiquei muito honrado com o convite! Foi muito legal bater um papo com os estudantes. Ficaram até meio surpresos que existe essa profissão. Apresentei alguns livros que revisei, dei dicas sobre a Língua Portuguesa, entre outros aspectos a respeito do trabalho”, recordou.

A empresa, que atende a diversos clientes, como o portal Coletiva.net, Hospitais Ernesto Dornelles e Moinhos de Vento, Sinpro/RS, agências Ampliare Comunicação, Capítulo 1, Kraskin Comunicação, Imagine Go, Matita Perê, Moove, Office Press, editoras Cena Produções, Literalis, somou no fim de 2022 mais 40 publicações em sua conta. Entre elas, está o livro Entre Nuvens e Sonhos, pela Editora Objetiva, da escritora guaibense Gabrielle Hoff Calegari, que foi lançado no final de novembro, em Porto Alegre, e contou com a assessoria da Press Revisão.
A previsão para o ano de 2023 é de muito trabalho e seguir contabilizando as obras que vão surgindo. “Já estou envolvido em algumas publicações que provavelmente estarão prontas em março e, certamente, farão parte do acervo da Press Revisão”, projeta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page