top of page

Nova orla em debate

Novas audiências devem ocorrer para ouvir a comunidade


Na terça-feira,20 de dezembro, na Igreja Betel, na rua lateral da BR 116, a Prefeitura de Guaíba promoveu a Audiência Pública sobre a Nova Orla de Guaíba. O encontro reuniu representantes de órgãos públicos e comunidade em geral para debater o projeto que promete ser um divisor de águas na história do município. O evento contou com a presença do prefeito de Porto Alegre Sebastião Mello. "Uma obra desse tipo valoriza toda a cidade, os imóveis do entorno e o comércio. O aumento na arrecadação também é significativo. Porto Alegre é uma prova de que isso funciona’’, afirmou o Prefeito.
Guaíba pretende, a exemplo da Capital, pretende mudar o visual da orla, oportnizando novos emprendimenmtos e valorizando a cultura e o turismo.



O projeto apresentado pela Fundatec está em fase final de elaboração e envolve trecho de 1,5 quilômetros entre os trechos do antigo Mercado Público até o Saladeiro São Geraldo. O projeto prevê uso do antigo Mercado Público e do Matadouros São Geraldo, tendo um exo histórico envolvendo o Sítio Histórico, Escadaria e Ilha as Pedras Brancas. Trecho da rua 14 de outubro deve ser coberta bem como a reativação do chafariz. Está prevista também uma estátua de Nossa Senhora tendo em vista a Romaria das Capelinhas que já se consolidou num grande evento da cidade que tem como padroeria Nossa Senhora do Livramento.
"Acreditamos que a valorização da Nova Orla não apenas transformará a paisagem física, mas também impulsionará a economia, criando oportunidades significativas para os moradores de Guaíba. O turismo, parte integrante desse projeto, desempenhará um papel crucial na geração de receitas e na projeção da cidade como um destino atrativo. Estamos confiantes de que, ao investirmos na estruturação proposta, estaremos construindo um legado duradouro para as gerações futuras’’, destacou o desenvolvedor do projeto, Maurênio Stortti.
O Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, comentou sobre a importância, próximos passos e a participação fundamental da população para o desenvolvimento de cada etapa:
‘’Precisamos do apoio da comunidade e vamos realizar o número de audiências públicas necessárias para que o projeto desperte na população o sentimento de pertencimento enquanto aquisição em qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento da cidade. Apresentaremos à Câmara dos Vereadores a proposta completa, detalhando o perfil da Nova Orla, sua estrutura de implementação, seja como Parceria Público-Privada, concessão pública ou outra alternativa legal, a viabilidade econômica e todos os fatores relevantes para a sua aprovação’’, destacou o Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. O projeto deve ser discutido em mais duas audiências e deve ser implementado duante dez anos. Para o próximo ano, a proposta e iniciar com a Reforma da Escadaria.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page