top of page

Marcus Morais é mais um cidadão Guaibense


Músico é natural de Bom Jesus

O cantor, compositor e professor Marcus Soares Morais recebeu na quarta, 20, o título de Cidadão Guaiense, na Câmara de Vereadores. O proponente foi o vereador Marmotta. Morais nasceu em Bom Jesus e mora desde 1981, em Guaíba. Frequentou as escolas Darcy Berbigier Augusto Meyer e Gomes Jardim. Já familiarizado com a cidade, criou proximidade com o tradicionalismo gaúcho através da sexta edição da Reculuta da Canção Crioula em 1986, já que seu pai ganhou um disco da edição. Desde então, nutriu apreço pelo nativismo.
Marcus é portador da doença de Stargardt, que é uma degeneração macular juvenil congênita, mas isso não o impediu de perseguir suas vontades ao longo de toda a juventude. Antes de terminar o ensino médio, aos 16 anos, frequentou a paródia Nossa Senhora da Paz em Bom Princípio, pois desejava ser padre. No seminário, aprendeu a tocar violão, mas desistiu da carreira religiosa, sentindo saudade da convivência com o tradicionalismo.

Retornou a Guaíba para terminar o ensino médio, e criou ainda mais apreço pela música, participando de missas e eventos gauchescos. Integrou o grupo de invernada Itamorotinga e se tornou músico dos eventos e rodeios celebrados nos CTGs. Em 1998, aos 23 anos, passou a ser avaliador das músicas do rodeio de Vacaria, junto de Paixão Côrtes, percebendo assim o seu apego para com a tradição.

Formado em 2004, no curso de história pela UFRGS, uniu a paixão pela cultura gaúcha à sua vocação. A partir de 2001, se reuniu com amigos e passou a se apresentar nos eventos tradicionalistas em Guaíba, em três anos, decidiu seguir carreira solo.

Em 2006, lançou seu primeiro CD com oito músicas autorais e cinco composições de amigos. Fez seu primeiro show solo em 2008 em Bom Jesus. Desde então passou a participar ainda mais dos eventos tradicionalistas da cidade, lançando músicas e se apresentando. Em 2018 conheceu sua atual esposa Paula Correa.

Concorreu na versão virtual da Reculuta em 2020, durante a pandemia, e ficou em segundo lugar com a música inscrita. A convite de sua amiga Fofa Nobre, participou de um programa de rádio, e aí nasceu outra paixão. Lançou em 28 de setembro de 2020 seu programa para artistas regionais, que cresceu de forma significativa no tradicionalismo. Continuou lançando músicas e participando dos eventos da semana farroupilha da cidade, incentivando cada vez mais a cultura do município.

Foi um dos fundadores do Movimento Pró-cultura e tem hoje uma programa semanal na Rádio Regional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page