top of page

Jornalista lança em Guaíba livro sobre a atual guerra na Ucrânia

‘Trem para Ucrânia’ é um relato vívido e chocante de uma

viagem rumo a um lugar de onde todos querem sair



O jornalista Rodrigo Lopes lança em Guaíba , na quarta-feira, 9, às 19h30min, no auditório do Instituto Gomes Jardim, livro ‘Trem para Ucrânia’, publicado pela BesouroBox, um testemunho devastador do fracasso da humanidade no século XXI. Com seu olhar empático, sensível e analítico, Rodrigo Lopes não apenas descreve o cenário, mas o contextualiza para o leitor brasileiro. Cada capítulo é uma parada na jornada do repórter, que deixa o seu mundo particular para se embrenhar pelos desafios de uma guerra e relatar o drama de quem foge dela. Para além da visão humana, fundamental, Trem para Ucrânia, torna-se um livro extremamente necessário para o entendimento do conflito no Leste Europeu ontem, hoje e amanhã.
Ao longo de vários dias, o escritor mobilizou resistência física, coragem e toda a sua reserva de qualidades como correspondente de guerra dos tempos modernos para construir um retrato do confronto que começa a redesenhar a balança de poder na Europa.
Guga Chacra — comentarista da GloboNews, jornalista e escritor — assina o prefácio, onde testemunha: “O que me marcou muito no Rodrigo foi sua versatilidade, ao trabalhar simultaneamente para a TV, fazendo reportagens para a RBS, para o jornal Zero Hora e também para a rádio. Era o único que conseguia atuar em todos os meios de comunicação. Mais importante, com excelência”, escreve.
Rodrigo Lopes é jornalista internacional, com mais de 30 coberturas pelo mundo como enviado especial a zonas de guerras e catástrofes naturais. Cobriu conflitos no Iraque, em Israel, no Líbano e na Líbia, além de tragédias como os terremotos no Peru e no Haiti, crises na América Latina e eleições nos Estados Unidos. Em 2019, foi retido pelo regime de Nicolás Maduro na Venezuela, episódio que deflagrou uma onda de repúdio nacional e internacional devido à violação dos direitos de imprensa e expressão. É autor do livro Guerras e Tormentas, também lançado pela BesouroBox, finalista do Prêmio Jabuti em 2012. Entre diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, foi laureado com o Prêmio Rey de España de Periodismo, em 2003, pela cobertura da crise argentina. O autor mora em Porto Alegre e é colunista de assuntos internacionais do Grupo RBS.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page