top of page

Jornalista e escritor Juremir Machado da Silva é o patrono da Feira do Livro


O escritor e jornalista Juremir Machado da Silva é o patrono da 31ª Feira do Livro de Guaíba. O anúncio foi feito nesta semana pelo secretário Cultura e Turismo, Ivo Schergl Jr. que destacou algumas das atrações do evento, que ocorre de 15 a 21 de maio, na praça Gastão Leão. Segundo ele, entre as novidades, terá uma praça de alimentação na praça central e extensa programação com escritores, oficinas, teatro e música. Schergl ressaltou que a feira era para ter sido retomada no ano passado depois de dois anos de pandemia, mas uma nova onda de covid levou a ser transferida e cancelada.
“Nunca cogitamos interromper um dos eventos mais tradicionais da cidade, pois tudo que envolve a arte está ligado ao fomento da leitura. Não somos nada sem leitura e informação”, destacou. “A Feira do Livro é uma identidade do município e sempre será prioridade”, afirma. O último patrono da Feira do Livro de Guaíba, em 2019, foi o escritor Altair Martins.


SAIBA MAIS: Natural de Santana do Livramento, RS. Romancista, jornalista, sociólogo e historiador com tese de doutorado, em Paris, intitulada Brésil, pays du présent, com prefácio de Edgar Morin, traduzida para português e publicada sob o título A miséria do jornalismo brasileiro (2000). Começou como repórter esportivo do jornal Zero Hora .

Trabalhou em outros jornais e revistas do Brasil e por último era cronista do jornal Correio do Povo.

Como escritor, já publicou mais de 30 livros, três deles traduzido para o francês. Entre suas obras mais conhecidas estão “Anjos da perdição - Futuro e presente na cultura brasileira”, “Getúlio”, “História regional da infâmia - O destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras”, “1930 - Águas da revolução”, “Vozes da legalidade - Política e Imaginario na Era do Rádio”, “A Sociedade Midíocre”, “Passagem ao hiperespetacular - O fim do direito autoral, do livro e da escrita”, e “Jango - A vida e a morte no exílio”. Na foto, Juremir na abertura do projeto Chimarreando com Ideias, no Instituto Gomes Jardim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page