top of page

Guaíba é destaque no Festival de Cinema de Gramado

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Curta guaibense que aborda a síndrome de Down recebe três prêmios na Mostra Gaúcha
Fotos Edson Vara/Divulgação

Jonatas Rubert e o irmão Tiago recebendo o prêmio de melhor roteiro com o curta-metragem gaúcho “A Diferença entre Mongóis e Mongolóides”. Entregue por Mariana Abascal, diretora de cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul | Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto


O curta do cineastra guaibense Jonatas Rubert , “Diferença entre Mongóis e Mongoloides”, levou três prêmios da Mostra Gaúcha de Curtas do 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O filme recebeu o troféu de melhor direção, roteiro e direção de arte, na noite de premiação ocorreu no domingo,14, no Palácio dos Festivais de Gramado.
O curta de animação mostra que alguns seres humanos nascem com um conjunto de características que chamam de síndrome de Down e ajuda a tentar entender qual a diferença de ter a síndrome ou não. Jonatas Rubert atua como montador e diretor desde 2010. Entre suas montagens estão as séries “Grandes Cenas” e “O Complexo”, e os longas “Portuñol”, melhor longa gaúcho do Festival de Gramado em 2020, e “Vai dar Nada”, original Paramount Plus lançado em 2022. Como diretor, destacam-se os curtas “Desejo”, que estreou no International Vampire Film Festival e “Escape”, ganhador de dois prêmios RBS no Festival de Gramado. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de “Uma em Mil”, seu primeiro longa como diretor que será coodirigido com o irmão Tiago.

A Mostra Gaúcha premiou como melhor curta “Sinal de Alerta Lory F”, de Fredericco Restori, que levou às telas a história de uma das mais importantes figuras do underground musical gaúcho, a compositora e contrabaixista Lory Finocchiaro. “A gente não sabe muito bem, a gente apenas imagina o quão foi difícil nesses últimos dois anos (de pandemia), principalmente para os profissionais que tiveram suas oportunidades de trabalho ceifadas, numa área (da cultura) que foi a primeira a parar e a última a retornar”, destacou o Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Tiago Machado.




Ainda durante a apresentação inicial, Machado anunciou para a edição de 2023, dentro do Prêmio Assembleia Legislativa de curtas, o Trofèu Simar Antunes, em homenagem ao ator falecido no último dia 6. Presença constante no Festival de Gramado, seja como jurado ou ator, o Lanceiro Negro das Artes marcou profundamente a história do cinema e do teatro gaúchos em quase meio século de carreira.


O Festival de Cinema de Gramado iniciou no dia 12 e segue até este sábado, 20 de agosto.


Confira a lista de vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa — Mostra Gaúcha de Curtas:

Melhor filme: Sinal de Alerta Lory F

Melhor direção: Jonatas Rubert - Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor ator: Victor Di Marco - Possa Poder

Melhor atriz: Valéria Barcellos - Possa Poder

Melhor roteiro: Jonatas Rubert, - A Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor fotografia: Flora Fecske - O Abraço

Melhor montagem: Frederico Restori - Sinal de Alerta Lory F

Melhor direção de arte: Gabriela Burck - A Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor trilha sonora: Gutcha Ramil, Andressa Ferreira e Ian Gonçalves Kuaray - Mby Á Nhendu - O Som do Espírito Guarani

Melhor desenho de som: Andrez Machado - Fagulha

Melhor produção executiva: Henrique Lahude - Drapo A Menção honrosa: Drapo A Prêmio da crítica: Apenas para Registro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page