top of page

Guaíba tem um dos maiores criadores de abelhas nativas






A criação de abelhas sem ferrão ganha espaço em Guaíba. No centro da cidade, próximo ao Cipreste histórico, encontra-se o maior criador de abelhas desta espécie da cidade e está entre os dez maiores do Rio Grande do Sul. O Meliponário Farroupilha foi criado pelo bancário aposentado Viriato Dutra Neto, 67 anos. Na sua casa, na rua Cônego Scherer, abriga mais de 350 colmeias. Seu objetivo de estimular a criação das abelhas nativas sem ferrão, chamada Meliponicultura. “Busco a multiplicação de abelhas e comercializo o enxame pronto”, comenta.
São diversas espécies espalhadas desde a porta da sua casa até os fundos no meio de árvores. Tem desde as mais conhecidas, como a jatai e a mirim, até as mais difíceis de encontrar na região: a mandaçaia, guaraipo, manduri, bugia, entre outras.
O interesse pelo assunto surgiu há cinco anos, depois de uma brincadeira como um amigo que o estimulou a criar abelhas. Com a aposentadoria estava dedicando-se a algo que gostava, a marcenaria e hoje fabrica grande parte das suas caixas para abrigar as abelhas.
Viriato plantou no seu pátio diversas árvores, trepadeiras e flores que servem de alimento para as abelhas.
Seu objetivo é também trabalhar com as escolas. Já recebeu estudantes no ano passado e pretende neste fazer mais parcerias com as escolas de Guaíba e Região.
Meliponário traz especialista da Bahia

A bióloga baiana, Dra. em Ciências Agrárias e especialista em meliponicultura, Genna Souza estará em Guaíba no dia 5 de fevereiro falando sobre “Alta produtividade na meliponicultura”. O evento, que inicia às 9h e estende-se até às 16h, acontece na sede do Meliponário Farroupilha. A atividade abordará a produção de mel e própolis, manejo e prática da atividade, entre outros. Mais informações e inscrições pelo fone 99316878.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page