top of page

Guaíba tem o menor índice dehomicídios nos últimos 21 anos


Guaíba apresenta o menor índice de homicídios dos últimos 21 anos, segundo dados levantados pela Divisão de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil (DIPLANCO). Conforme o órgão, o município vem apresentando redução no número de crimes violentos letais intencionais, havendo destaque para os últimos três anos.

Dezoito pessoas perderam a vida em crimes intencionais em 2020; dezesseis em 2021; e em 2022 foram seis. O município já chegou a registrar 46 homicídios em um ano.

Em razão da redução de crimes contra a vida, Guaíba foi destaque no RS SEGURO, em reunião presidida pelo governador Eduardo Leite, que ocorreu dia 9 deste mês na Fecomércio. Na reunião, as autoridades responsáveis pela segurança pública no município apresentaram as boas práticas que têm contribuído para esses índices. Representaram o município a Delegada de Polícia Karoline Calegari, o Juiz de Direito Francisco Morsch, a Promotora de Justiça Daniela Fistarol, a representante da SUSEPE Roscielen Morais, o Comandante do 31º BPM, Cel Maurício Flores, e comandante do Corpo de Bombeiros, Ten Eduardo. A delegada Karoline Calegari credita a diminuição dos índices de violência no município à integração das forças de segurança pública, à priorização de investigação de crimes graves e ao desencadeamento sistemático de operações contra o narcotráfico, organizações criminosas e delitos de homicídios.

Na avaliação do comandante do 31° BPM Cel. Maurício Flores, a redução dos índices de Crimes violentos letais internacionais em Guaíba, entre eles o homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, tem esses resultados favoráveis nas estatísticas muito devido as ações e operações conjuntas e integradas e um trabalho de inteligência policial com informações compartilhadas entre as Instituições de Segurança Pública do Município. Mais especificamente por parte da Brigada Militar, o trabalho de visibilidade através da sistemática de aproveitamento de patrulhas é um policiamento humanizado integrando o Policial Militar com a comunidade local. Operações como a Pulso Forte, Hóplitas, Defenda a Mulher, além de fiscalizações diárias nos proporcionam ter o conhecimento do espaço e o modus operandi para as atuações.

Segundo a Dra. Daniela Fistarol, Promotora de Justiça, os bons resultados de Guaíba certamente se devem à atuação efetiva das polícias civil e militar, extremamente preparadas para a atuação na ponta, e para confirmar essa atuação perante a justiça. Somado a isso, as decisões do nosso Magistrado, Dr. Francisco Morsch, repercutem positivamente perante a sociedade, demonstrando que aqueles que transgridem a lei terão punição exemplar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page