top of page

Guaíba no Dia Mundial da Fotografia Pinhole




Há mais de 20 anos acontece em Guaíba, os resgate da história da fotografia através da técnica pinhole, ou seja de captar imagens através da lata. O termo pinhole é derivado do inglês e significa “buraco de alfinete ou agulha”. A técnica leva esse nome porque nela a captura da imagem se dá pela passagem da luz por um orifício bem pequeno e pela fixação da imagem diretamente num material sensível à luz (papel ou filme fotográfico) posto
na parte oposta ao orifício.
O processo de captar imagens de forma artesanal ajuda entender a evolução da técnica e da linguagem fotográfica. Lembro que quando soube da técnica, fiz uma oficina em Porto Alegre nos início dos anos 2000 e após com ajuda dos fotógrafos Ygneve Dastron (já falecido) e Alceo Serafini realizamos diversas oficinas sobre a técnica.
Anualmente Guaíba está inserido na programação mundial da fotografia pinhole, que ocorre em diversas cidades do mundo no último final de semana de abril.
Neste sábado, Guaíba realiza, às 14h, no Instittuto Gomes Jardim, mais uma oficina da técnica. O desafio deste ano é além da lata, captar imagens como um porongo, lembrando o Dia do Chimarrão, comemorado no dia 24 de abril. Maiores informações e inscrições 996167059.

Na foto Museu Carlos Nobre fotografado com uma lata.



Por Valmir Michelon/Outro Olhar 26.4.2024


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page