top of page

Governador anuncia 11 regiões em bandeira preta


Em virtude da piora dos indicadores de internações e propagação de coronavírus, o mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira , 19, apresentou recorde de bandeiras pretas, que indicam altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus.

As regiões em bandeira preta nesta 42ª semana são Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. As outras 10 regiões foram classificadas em bandeira vermelha, que indica alto risco epidemiológico.

O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (22/2). A vigência das novas bandeiras será de 23 de fevereiro a 1º de março. O governador determinou que a partir deste sábado as atividades gerais entre as 22h e 5h no Estado ficam suspensas até 1º de março. Decreto a ser publicado neste sábado deve detalhar as regras.


Eduardo Leite destacou que irá solicitar que inclua os professores de 60 anos nos grupos prioritários de vacinação no RS.
Região com 200 mortes

Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana, que formam a antiga Guaíba, somam 200 mortes por covid-19. Guaíba tem 120 mortes, Eldorado do Sul, 45, Barra do Ribeiro, 29, Mariana Pimentel, 2 e Sertão Santana, 4. A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda-feira,15, 81 novos casos de coronavírus. Guaíba tem 4.894 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 4.511 são considerados recuperados e 254 estão em isolamento.


Guaíba espera novas doses da vacina

Conforme o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados, até o momento, 2109 pessoas. Novas doses devem chegar na próxima semana. Seguindo o Plano de Vacinação, os idosos acamados acima de 60 anos poderão receber a vacina contra a Covid-19. É necessário que cumpra todos os requisitos e faça o cadastro com os dados solicitados por e-mail. Os idosos já cadastrados pela Vigilância Sanitária não precisarão ser cadastrados novamente.

Em reunião do Fórum de Governadores na quarta-feira, 17, o governador Eduardo Leite recebeu, por parte do governo federal, uma previsão a respeito de novas doses de imunizantes contra o coronavírus. O RS já recebeu quatro remessas de imunizantes contra a Covid-19. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 53,4 mil doses da CoronaVac, no dia 1º de fevereiro. Em 7 de fevereiro, chegaram mais 193,2 mil doses da CoronaVac. Há a expectativa de que o RS receba nova leva de 300 mil doses na próxima semana.

A partir de março, o Ministério da Saúde projeta um aumento significativo da distribuição: 46 milhões de doses, que serão distribuídas entre os Estados levando em conta critérios de população prioritária. O crescimento no número de doses se deve ao início da produção própria da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz, que terá condições de distribuir 12 milhões de doses.

Até o momento, o Estado já aplicou 369,4 mil doses do imunizante na população gaúcha (360.476 da primeira dose e 8.993 da segunda dose). Também discutida durante a reunião do Fórum de Governadores com o ministro Pazuello, a habilitação de leitos de UTI no Estado está garantida. O RS tem 1.005 leitos de UTI exclusivos para atendimento à Covid-19. A diária de um leito de UTI exclusivo para Covid-19 é R$ 1,6 mil. Hoje, o pagamento é feito por 90 dias antes do uso dos leitos. A mudança consiste na quitação após o uso do leito, na medida em que os hospitais registrem a ocupação na Central de Regulação do Estado. O pagamento será no mês seguinte, como ocorre em toda o sistema de alta complexidade da ala hospitalar.

“A habilitação dos leitos, por parte do governo federal, é bastante importante, especialmente no momento em que observamos aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nos últimos 10 dias. Pedimos, inclusive, que a população reforce os cuidados de prevenção contra a Covid-19”, destacou Leite.

RESUMO DA 42ª RODADA

REGIÕES COM AUMENTO DE RISCO (15)

VERMELHA > PRETA (10) Canoas (em cogestão) Capão da Canoa (em cogestão) Erechim (em cogestão) Lajeado (em cogestão) Novo Hamburgo (em cogestão) Palmeira das Missões (em cogestão) Passo Fundo (em cogestão) Porto Alegre (em cogestão) Santa Cruz do Sul (em cogestão) Taquara (em cogestão)

LARANJA > PRETA (1) Caxias do Sul (em cogestão)


LARANJA > VERMELHA (4) Bagé (em cogestão) Ijuí (em cogestão) Pelotas (em cogestão) Santa Rosa (em cogestão)


REGIÕES QUE FICARAM IGUAIS (6)

VERMELHA Cachoeira do Sul (em cogestão) Cruz Alta (em cogestão) Guaíba Santa Maria Santo Ângelo (em cogestão) Uruguaiana (em cogestão)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page