top of page

Festival de Cinema de Guaíba completa 20 anos



Todi, último dono do festival/Foto Valmir Michelon


Demolição em 2002- foto Antonia Teixeira

Jornal O Guaíba, 1977

Inauguração em 1917, na antiga Pedras Brancas, com menos de 10 mil moradores, já tinha cinema.
Guaíba não conta com cinema há mais de 50 anos, mas tem um festival que completa 20 anos. Em março de 2002 era demolido o prédio do antigo cinema da cidade. No clássico filme italiano Cinema Paradiso, de Giusepe Tornatore, o antigo cinema deu lugar ao estacionamento e na cidade de Guaíba, deu lugar a um supermercado.O ano 2022 marcou o fim de um ciclo do cinema com a demolição do prédio na cidade, embora as sessões de cinema tenham encerrado em 1977. Por outro lado, em novembro de 2002 nascia um novo ciclo, com o Festival de Cinema Estudantil, que tem oportunizando que a cidade não apenas veja filmes, mas produza curtas.
Com essa proposta era realizado entre os dias 29 e 30 de novembro de 2002 o primeiro evento dentro no auditório do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, que hoje leva o nome do antigo cinema da cidade: Cine Theatro Gomes Jardim que foi inaugurado em março de 1917.
Na cidade Berço da Revolução Farroupilha, o CinestudantilGuaíba, vem também se consolidando com a cidade Berço de Novos Cineastas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page