top of page

Abelhas sem ferrão na horta da escola Gomes Jardim em Guaíba

Fotos Valmir Michelon

O pátio, a horta e o Recanto José Luzenberger, do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, têm novos moradores, são as abelhas sem ferrão. Através de uma parceria com o Meliponário Farroupilha de Guaíba, foram instaladas nesta semana duas caixas das espécies jataí e mirim e outras duas típicas do RS devem ser colocadas. No centro da cidade, próximo ao Cipreste histórico e escola, encontra-se o maior criador de abelhas desta espécie da cidade e está entre os dez maiores do Rio Grande do Sul.

O Meliponário Farroupilha foi criado pelo bancário aposentado Viriato Dutra Neto. Na sua casa, na rua Cônego Scherer, abriga mais de 350 colmeias. Seu objetivo de estimular a criação das abelhas nativas sem ferrão, chamada Meliponicultura que busca a criação racional de abelhas sem ferrão, também chamadas de nativas.


A atividade ainda contribui para a conservação das diferentes espécies de abelhas e para ampliar os serviços de polinização de plantas, inclusive de muitas culturas agrícolas. A partir da instalação das caixas de abelhas, o Meliponário fará palestras na escola e receberá alunos na sua propriedade localizada a menos de 1km da escola.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page