Secretária de Educação visitaescola destruída


Foto: Cainan Silva

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, acompanhou, na terça-feira, 18 de janeiro, a situação das escolas estaduais de Guaíba e Eldorado do Sul. Foram visitadas as escolas Carmen Alice Laviaguerre (CIEP) Guaíba e a Escola Américo Braga, em Eldorado do Sul. Acompanhada pela coordenadora Regional de Educação da 12ª CRE, Claudete Oliveira, do diretor do Departamento de Obras Escolares, Luiz Patrick de Oliveira, do secretário adjunto da Secretaria de Obras e Habitação (Sop), Giovane Wickert, e de representantes da 12ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), a secretária Raquel Teixeira conversou com a prefeita de Guaíba em exercício, Cláudia Jardim, e com as equipes diretivas de cada escola.
A ação teve o objetivo de contabilizar os prejuízos e elaborar um plano de ação para reestruturar os estabelecimentos até o início do ano letivo, que começa no dia 21 de fevereiro. “Os engenheiros da Secretaria de Obras já estão providenciando os projetos para realização das obras e a Seduc veio dizer para a comunidade escolar que os recursos financeiros necessários para recuperação das escolas estarão disponíveis. Estamos juntos e contem conosco”, destacou a titular da pasta.
“Tanto trabalho foi levado pelos ares em 15 minutos. Perdemos 80% da escola. Uma sensação de impotência”, comentou a diretora Carla Salazar. A diretora agradece o apoio de todos os órgãos públicos e a comunidade. “Importante reconhecer que eles não me deixaram desanimar em nenhum momento mesmo que tenham consciência e entendimento da tragédia que foi. Estiveram ali ao meu lado segurando meu choro. Isso é o reconhecimento do trabalho que desenvolvi ao longo destes 20 anos como professora desta instituição”, comentou.
JUNTOS PELA RECUPERAÇÃO DO CIEP

A prefeita em exercício, Claudinha Jardim, realizou uma visita técnica na Escola Carmen Alice Laviaguerre - CIEP na quinta, 20, com a equipe de engenharia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Coordenadora da 12 CRE do Rio Grande do Sul, Claudete Oliveira, o Consultor de Relacões Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, e demais equipes de engenharia do município, estado e CMPC.

O CIEP atende hoje 700 crianças da rede pública municipal de ensino e 200 crianças da rede pública estadual de ensino.

A tragédia que ocorreu em Guaíba comprometeu seriamente a estrutura do CIEP e a partir disso a Prefeitura de Guaíba lidera um plano de ação para reconstrução da escola com o objetivo de entregar para a comunidade ainda durante o ano letivo de 2022.

A prefeita em exercício, Claudinha Jardim, já protocolou um pedido de audiência com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para tratar deste tema considerando a importância do CIEP para a comunidade e para Guaíba.

Também acompanharam a visita técnica a Secretaria de Edução em exercício, Magda Ramos, e o Diretor de Governança Participativa e Ação Comunitária, Luís Maffini.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS