• Nova Folha Regional

RS confirma primeiras bandeiras pretas no mapa definitivo


Após oito meses de Distanciamento Controlado, pela primeira vez, duas regiões ficaram com o nível de restrição máximo previsto no sistema de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul. O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira,14, que as regiões de Bagé e de Pelotas estão oficialmente em bandeira preta (risco epidemiológico altíssimo) a partir da 0h desta terça ,15 .

A região Guaíba segue na bandeira vermelha. A cidade tem 79 mortes e a ocupação no Hospital Farroupilha tem crescido nas últimas semans. Atualmente a UTI têm dos 10 leitos oitro ocupados e dos 30 leitos clínicos nove ocupados.
Assim, o mapa definitivo da 32ª semana do Distanciamento Controlado permanece com 18 regiões em bandeira vermelha (risco alto) e uma em laranja (médio), que é a região de Cruz Alta, conforme a classificação preliminar. A vigência das novas bandeiras segue até as 23h59 da próxima segunda-feira (21/12).

Embora seja o nível mais alto, a bandeira preta não é o mesmo que lockdown, implantado em outros países e em alguns Estados brasileiros. Representando o risco epidemiológico altíssimo, a cor preta significa que tanto a capacidade hospitalar como o contágio por coronavírus alcançaram níveis críticos nas regiões. Por isso, indica a necessidade de cuidados mais rígidos do que os já adotados na bandeira vermelha.

Cogestão regional

A partir da 0h desta terça-feira (15/12), volta a valer o sistema de cogestão regional, no qual as associações regionais podem adotar protocolos próprios. A suspensão estava prevista no Decreto 55.609 como alternativa para o aumento de internações por Covid-19 no RS.

Incluindo algumas mudanças nos protocolos das bandeiras, as novas regras serão divulgadas em decreto, a ser publicado nas próximas horas. Até agora, 18 das 21 regiões Covid já adotaram protocolos próprios. Apenas as regiões de Bagé, Guaíba e Uruguaiana não aderiram à cogestão.


RESUMO DA 32ª RODADA

BANDEIRA PRETA (2) Bagé Pelotas

BANDEIRA VERMELHA (18) Cachoeira do Sul Canoas Capão da Canoa Caxias do Sul Erechim Guaíba Ijuí Lajeado Novo Hamburgo Palmeira das Missões Passo Fundo Porto Alegre Santa Cruz do Sul Santa Maria Santa Rosa Santo Ângelo Taquara Uruguaiana

BANDEIRA LARANJA (1) Cruz Alta


FONTE ASCOMRS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba nossas atualizações

51 99616 7059

  • Branca Ícone Instagram
  • arroba

© 2020 - 2021 by Bittencourt Branding and Books | Nova Folha Regional | All Rights Reserved.