top of page

Rotary realiza Concurso Escolar de Oratória

Fotos Divulgação/Pedro Molnar

Estudantes das escolas municipais Santa Rita de Cássia e Inácio de Quadros venceram o 1º Concurso Escolar de Oratória, na tarde desta quinta-feira (3) no auditório da Ulbra Guaíba. Pablo Teichinkoski da Costa e Lavínia Correia conquistaram o 1º lugar dos anos finais e iniciais de ensino fundamental, respectivamente. O projeto é realizado pelo Rotary Club de Guaíba, com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba e a faculdade Ulbra.

13 participantes tiveram entre três e cinco minutos na segunda fase para abordar sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, principal campanha do Rotary Internacional, e do voluntariado para o desenvolvimento da humanidade. Na primeira, defenderam direito dos animais, respeito às diferenças, acesso ao mercado de trabalho, inclusão e diversidade na educação pública e importância da família.

O segundo lugar dos anos finais ficou com Pedro Pires da Silva, da escola Anita Garibaldi, e Ian Remião, da Darcy Berbigier, com o terceiro. Selson Daniel Bischoff, da Inácio de Quadros, e Laura de Melo, também da Darcy Berbigier, conquistaram a segunda e a terceira colocação dos anos iniciais, respectivamente.

O campeão Pablo Teichinkoski diz que a primeira vez que participa do concurso de oratória e que espera inspirar outros competidores das demais edições, que acontecerão em 2023. "Foi muito emocionante para mim, muito divertido, um aprendizado a mais para nossa vida, e vou carregar isso com certeza para construir um futuro melhor e com mais confiança. Vou levar para vida conhecimento, alegrias, autoconfiança e boas memórias, daqui para frente é só a mais", afirmou.

O corpo de jurados avaliou todas as apresentações em quatro quesitos: geral, desempenho, gramática e conteúdo. Entre eles estavam a oficial de justiça aposentada Zaira Schullmann, que durante um mês orientou os participantes sobre comunicação e oratória, e o diretor da Ulbra Guaíba, José Felipe Quadros.

"Acho que todos professores encheram os olhos d'água para ver o resultado de tudo aquilo que lutamos dentro da sala de aula, para que nossos estudantes tenham uma formação crítica e sólida. Isso é um projeto maravilhoso", disse Quadros.

Os primeiros e segundos lugares, como premiação, ganharam um dia como prefeito e vice-prefeito de Guaíba, em parceria com a Diretoria de Iniciação Científica, Práticas Esportivas e Culturais da Secretaria Municipal de Educação. Os candidatos foram das escolas Santa Rita de Cássia, Evaristo da Veiga, Máximo Lavieguerre, Inácio de Quadros, Anita Garibaldi, Rio Grande do Sul, Arlindo Stringhini e Darcy Berbigier.



Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page